Geral

São Paulo exibe obras de Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall sobre Brasil

22/02/2015
São Paulo exibe obras de Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall sobre Brasil
Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral

Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral

    O olhar dos artistas sobre o Brasil, cada um em seu período de produção das obras, é a proposta da mostra exposição “Retratos da Brasilidade”, que pode ser vista até o dia 10 de maio, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP). A mostra é gratuita e apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas de diversos períodos, tendências e técnicas.
O público terá acesso às gravuras de Johann Moritz Rugendas, com representação de cenas do século XIX no Brasil; à tela Caboclas Montadas, de Lasar Segall; à pintura Carnaval, de Di Cavalcanti, além de fotografias de Pierre Verger, retratando a cultura popular tradicional.
O curador José Luis Hernández Alfonso fez um levantamento de todas as obras do acervo do MMAB-FAAP que tinham temáticas ligadas ao Brasil. “Depois, nós agrupamos em blocos, como, por exemplo, cenas de costumes do século XIX; festas populares; Carnaval; futebol; flora e fauna brasileira; imaginário religioso; e cenas de trabalho”, explicou.
Para ele, a importância das obras para a memória e identidade brasileiras é que diversas formas de arte guardam esses temas que são tipicamente da cultura brasileira, que é uma cultura que vem do povo. Além disso, os artistas da exposição são representantes de diferentes momentos da arte do país e apresentam variadas tendências artísticas.
Estão expostas ainda obras como o desenho Capoeira, de Carybé, a pintura naïf Festa de São João, de Aldir Sodré de Souza, e o desenho a carvão sobre papel Garimpeiro, de Cândido Portinari. O curador destaca essa última, e conta que a incluiu por ser uma obra muito significativa e pelo que ela representa dentro do modernismo brasileiro.
“Eu selecionei a obra de Portinari pelo valor artístico e estético e [ela está representando] um momento da história do Brasil, vinculado ao ciclo da mineração. É uma obra muito bem-feita, com traçado perfeito, é uma obra para estudo” disse.
Portinari é um artista que valorizou o cenário brasileiro por meio de sua arte. Após passar um ano na França, voltou ao país no começo dos anos 30 e decidiu retratar o Brasil. Sua obra é permeada pela história, povo, cultura, flora e fauna brasileiros. “Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira”, segundo o Projeto Portinari, que resgata e divulga o trabalho do artista desde 1979.