Geral

Procurador de Justiça Afrânio Roberto vai representar Ministério Público no Conselho Estadual de Segurança Pública

20/02/2015
Procurador de Justiça Afrânio Roberto vai representar Ministério Público no Conselho Estadual de Segurança Pública

afranio2O procurador de Justiça Afrânio Roberto Pereira de Queiroz vai representar o Ministério Público do Estado de Alagoas do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). A escolha do nome dele para ocupar assento naquele órgão aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (20), durante sessão extraordinária do Colégio Superior do (MPE/AL).
Com a aprovação de seu nome para compor o Conseg, Afrânio Roberto deverá ser indicado oficialmente pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, já no início da próxima semana. Ele substituirá o promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Estado de Defesa Social e Ressocialização. “Sinto-me honrado, feliz e orgulhoso com a indicação do meu nome para ocupar tão importante função. Ajudar a discutir o modo de se fazer segurança pública em Alagoas é uma tarefa difícil, porém, vou buscar cumpri-la da melhor forma”, afirmou o procurador.
“Por enquanto não posso detalhar como será minha atuação no Conseg porque ainda preciso conhecer melhor o funcionamento do Conselho. Porém, sei que ele é um órgão fundamental e meu objetivo é poder contribuir para o seu bom desempenho”, declarou Afrânio Roberto Pereira de Queiroz.
A escolha de Afrânio Roberto se deu por maioria entre os procuradores de Justiça presentes à 4ª reunião extraordinária do Colégio, neste ano de 2015. Com a aprovação já deliberada, o nome do procurador de Justiça será enviado agora ao governador Renan Filho para expedição do ato de nomeação.

O Conselho

Em atividade desde julho de 2007, o Conselho Estadual de Segurança Pública é um órgão vinculado ao Poder Executivo, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições integrantes da área da Defesa Social no estado de Alagoas. Também é responsabilidade do Conseg fiscalizar o cumprimento dos deveres funcionais da referida pasta.
Por ser um órgão colegiado, busca a integração de diversas instituições que trabalham no combate ao crime para dinamizar a gestão da segurança pública em Alagoas, além de reivindicar a transparência da ação governamental nesse campo de atuação.