Geral

Plano de ação visa sossego e paz para o Carnaval do alagoano

07/02/2015
Plano de ação visa sossego e paz para o Carnaval do alagoano
Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, reforçou que o Governo está empenhado em levar a tranquilidade ao alagoano. (Fotos: Dárcio Monteiro)

Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, reforçou que o Governo está empenhado em levar a tranquilidade ao alagoano. (Fotos: Dárcio Monteiro)

O governo do Estado de Alagoas convocou a imprensa, nesta sexta-feira (6), para divulgar os planos de ação a serem desenvolvidos pelas secretarias estaduais de Defesa Social e Ressocialização, Saúde, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) durante o período carnavalesco em todo Estado.
De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, a integração desses órgãos para um único evento faz parte da política definida pelo governador Renan Filho em horizontalizar as secretarias diante de situações que envolvam, diretamente, o bem-estar dos cidadãos alagoanos.
Tendo em vista a importância de um evento como o Carnaval para a sociedade, a ordem estabelecida, segundo Farias, foi que o cuidado fosse redobrado em todas as áreas, para que as festas ocorram em ritmo de tranquilidade.
“Esse corpo técnico do governo, reunido aqui, deixa claro qual a forma que o Governo quer trabalhar. Está baseada na união de todas as secretarias, juntamente com o trabalho da inteligência de todos os órgãos, para que, de forma conjunta, o Governo possa prestar o melhor serviço para comunidade”, destacou o Fábio Farias.
Representantes das entidades apresentaram o planejamento organizacional, com escalas e plantões dos servidores que demonstraram o esforço realizado para garantir a segurança da população.
O comandante de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Marcos Sampaio, apresentou o plano de segurança na capital, enquanto que o coronel Ivon Berto, comandante de Policiamento do Interior (CPI), divulgou a distribuição dos militares no interior, ressaltando que 16 municípios receberão reforço policial do Bope.
O efetivo da Polícia Militar foi mobilizado para zonas estratégicas, que foram divididas considerando os eventos mais populares.
O Corpo de Bombeiros de Alagoas distribuiu suas equipes traçando uma estratégia que visa aumentar as ações preventivas e reduzir o número de ocorrências em relação ao passado. O apoio dos Bombeiros da Força Nacional será disponibilizado e, assim, até as cidades que tiveram suas festas canceladas contarão com os bombeiros que serão deslocados preventivamente para cidades ribeirinhas ao rio São Francisco.
O delegado Aydes Ponciano, em sua apresentação da atuação da Polícia Civil, reforçou a importância dessa integração juntamente com os demais setores envolvidos, comunicando que as Centrais de Flagrante e as delegacias do interior funcionarão normalmente durante o período de momo.
“É preciso o entendimento desta integração. Estamos trabalhando para garantir a ordem e a paz social. Devemos cumprir, mesmo neste período, todos os procedimentos previstos em lei”, disse o delegado.
O complexo prisional terá seus horários de visitação alterados para quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, antes do Carnaval; e a vigilância nas rondas do entorno do sistema serão redobradas.
As ações de fiscalização do Detran-AL também serão reforçadas. Segundo o diretor-presidente Antônio Carlos Gouveia, a autarquia vai disponibilizar equipamentos de bafômetros e bicos para testes etílicos, além de ações que visam conscientizar os motoristas de suas responsabilidades.
Na área da saúde, campanhas para aumentar o estoque de sangue no Hemoal estão sendo realizadas desde o início do ano e as unidades hospitalares em todo estado estarão prontas para atender o folião alagoano.
Dentro do planejamento da Secretaria de Saúde para os dias momescos, a distribuição de mais 1,5 milhão de camisinhas foi divulgada. E as unidades do Samu estarão atentas, já que cobrem 100% do território alagoano.
Para finalizar, o secretário-chefe do gabinete civil, Fábio Farias, reforçou que o Governo está empenhado em garantir que toda sociedade alagoana brinque e tenha a melhor condição possível para conseguir sossego, paz e tranquilidade durante o Carnaval.