Geral

Operação Carnaval: mais de 7 mil usuários foram atendidos pela Sesau

19/02/2015
Operação Carnaval: mais de 7 mil usuários foram atendidos pela Sesau
Samu durante atendimento no carnaval: no feriado prolongado, serviço recebeu 7.038 ligações (Foto: Ascom)

Samu durante atendimento no carnaval: no feriado prolongado, serviço recebeu 7.038 ligações (Foto: Ascom)

   Durante a Operação Carnaval, que contou com mais de 12 mil profissionais, foram atendidos 7.096 usuários nas unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os atendimentos foram realizados pelo Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemorrede Pública de Alagoas e Ambulatórios 24 Horas.
A quantidade de atendimentos foi inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram computadas 7.224 ocorrências. A exemplo dos anos anteriores, o maior número de atendimentos ocorreu no HGE, que registrou 1.763 ocorrências, representando 63 a mais do que as registradas em 2014.
Os casos clínicos lideraram a lista de atendimentos, com 1.069 pacientes, seguidos dos acidentes casuais (429) e das ocorrências no trânsito (164). As agressões corporais, por armas de fogo e branca contabilizaram 70 casos, os acidentes de trabalho foram 21 e as tentativas de suicídio somaram quatro. O HGE realizou cinco atendimentos de casos de queimaduras e um afogamento.
Na segunda colocação no ranking de atendimentos, aparece o Samu, que atendeu 722 pessoas durante os cinco dias de folia. Do total de atendimentos, 78 foram ocorrências no trânsito, 26 foram vítimas de tiros e facadas, 18 atendimentos foram psiquiátricos, 174 casos clínicos e 384 atendimentos ocorreram por meio do telefone, quando os médicos orientam os pacientes.
Segundo o Setor de Estatística do Samu, durante o feriado de carnaval foram registradas 7.038 ligações. Este ano o Samu ampliou o atendimento no período, disponibilizando duas bases descentralizadas: uma no município de Paripueira e outra no município de Barra de São Miguel. Cada uma atuou durante 24 horas, com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista.

 UE do Agreste

Na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, foram atendidas 684 pessoas. Assim como nos anos anteriores, a maior dos atendimentos foi realizada para vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, com 191 registros, ou seja, quase 30% do pacientes atendidos. Deste total, as quedas de moto somaram 131 ocorrências.
Outros casos que chamaram a atenção foram queda da própria altura (70), queda de altura (49), cortes (24), agressões (23), torção do pé (20), agressão por arma branca (7) e por arma de fogo (3). Durante o carnaval, a Unidade de Emergência do Agreste manteve a escala normal de todo o efetivo.

    Ambulatórios 24 Horas

Durante o carnaval, os cinco Ambulatórios 24 Horas realizaram 3.755 atendimentos. Desse total, 920 foram realizados no Miguel Câmara, 799 no Assis Chateaubriand, 588 no Denilma Bulhões, 501 no Noélia Lessa e 947 no João Fireram. O número de atendimentos foi superior ao registrado no carnaval de 2014, quando a rede ambulatorial da Sesau realizou 3.431 atendimentos.
Na Hemorrede Pública de Alagoas, que compreende os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), foram liberadas 172 bolsas de sangue para os hospitais públicos e maternidades. Número que foi inferior ao montante registrado no ano passado, que foi de 220 bolsas.