Geral

Nutricionista orienta os pais na hora de preparar o lanche das crianças

21/02/2015
Nutricionista orienta os pais na hora de preparar o lanche das crianças
De acrodo com nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde, segredo é despertar o paladar das crianças para alimentos com nutrientes e minerais; outra dica é fazer pratos coloridos e divertidos, proporcionando que as crianças experimentem diferentes sabores (Fotos: Carla Cleto)

De acrodo com nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde, segredo é despertar o paladar das crianças para alimentos com nutrientes e minerais; outra dica é fazer pratos coloridos e divertidos, proporcionando que as crianças experimentem diferentes sabores (Fotos: Carla Cleto)30

Com a correria do dia a dia, é comum os pais recorrerem à praticidade dos alimentos industrializados na hora de preparar o lanche das crianças. Nesse caso, a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Sybelle Araújo ressalta que é importante procurar produtos naturais e ficar atento aos rótulos para verificar a quantidade de açúcar e gordura.
“O foco é diminuir a prevalência de sobrepeso desde a infância e despertar o paladar das crianças para alimentos com nutrientes e minerais”, informou a nutricionista da Sesau. Segundo ela, é essencial iniciar a alimentação saudável com a ausência dos aditivos industrializados ou de alimentos muito calóricos.
Se por um lado os pais recorrem aos lanches práticos (e não saudáveis), as crianças se deparam com a tentação dos lanches fritos, salgadinhos e doces vendidos nas cantinas ou redondezas de algumas escolas. No entanto, a nutricionista Sybelle Araújo esclarece que algumas instituições de ensino já estão despertando para alimentação saudável.
A mudança se deve à Política Nacional de Alimentação Saudável, que determina que pelo menos 30% dos alimentos produzidos para a merenda escolar devem ser provenientes da agricultura familiar. “Essa iniciativa busca a elaboração de cardápios mais saudáveis e elaborados pelas nutricionistas da própria rede de ensino”, acrescentou Sybelle Araújo.
A recomendação é diminuir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados – que são, respectivamente, formas menos naturais de alimentos e produtos criados a partir de ingredientes industriais, com um teor muito pequeno de alimento -, a exemplos de biscoitos recheados, sucos de caixa e refrigerantes. A recomendação é do Guia Alimentar da População Brasileira, publicado em novembro de 2014.
A nutricionista da Sesau alerta, ainda, que o consumo desses alimentos industrializados pode acarretar no sobrepeso e também no câncer. Este último, influenciado pela má alimentação decorrente dos aditivos, conservantes e ácidos presentes nos produtos ultraprocessados que têm o objetivo de aumentar o tempo de prateleira desses itens.

Dieta Saudável

O que a nutricionista da Sesau recomenda é a ingestão de suco de fruta, água de coco, salada de fruta e aproveitar a disponibilidade de alimentos regionais. Quanto aos carboidratos, a sugestão é o consumo de pão integral, sanduíche de queijo, pizza saudável, bolo simples e biscoitos menos processados.
Sybelle Araújo lembrou também que é preciso atrair as crianças para essa alimentação saudável. Para isso, os pratos devem ser coloridos e divertidos – é comum fazer ‘carinhas’ com os alimentos -, proporcionando que as crianças experimentem diferentes sabores a partir de uma dieta variada.