Geral

Nutricionista do HGE sugere sucos saudáveis para os dias quentes de verão

08/02/2015
Nutricionista do HGE sugere sucos saudáveis para os dias quentes de verão
Nutricionista Graça Cavalcante reforça dicas de verão sugerindo muitos sucos e frutas para evitar transtornos. (Fotos: Carla Cleto)

Nutricionista Graça Cavalcante reforça dicas de verão sugerindo muitos sucos e frutas para evitar transtornos. (Fotos: Carla Cleto)

Uma excelente opção no Verão e durante os dias dos festejos carnavalescos são os sucos que têm como base as frutas e algumas folhas verdes. Eles são a melhor forma de hidratação e vitaminas, principalmente nesta época, quando se aumenta a sudorese e é necessário repor a água e os sais minerais perdidos pelo suor.
Os sucos são indicados pela nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, que orienta a população a abusar do seu consumo. Encontradas com facilidade nas feiras livres de Maceió, as frutas podem ser utilizadas na confecção dos sucos e não existe preferência sobre quais devem escolhidas.
Mas geralmente as mais procuradas são aquelas que possuem um preço mais acessível e encontradas com mais facilidade como o abacaxi, melão, melancia, maçã e outras que combinadas com as folhas verdes, a exemplo de hortelã, couve e salsão, além de raízes como o gengibre, que podem ser acompanhados com água ou água de coco e dão um toque especial.
A nutricionista Graça Cavalcante afirmou que os sucos podem ser consumidos em qualquer época do ano, mas durante o Verão e no período carnavalesco a tendência é o consumo aumentar. “Todos podem consumi-los, pois são saudáveis e mantém o corpo hidratado. Inclusive, os portadores de diabetes, só que nesse caso, deve se observar a quantidade ideal”, destacou.
“Os sucos, além de refrescantes, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Eles são uma ótima opção para as pessoas que querem uma forma de alimentação bem nutritiva, refrescante e fácil de preparar”, disse a nutricionista, acrescentando que os especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia.

Dicas – Para enfrentar a temporada de verão e os quatro dias de folia e não prejudicar a saúde nessa temporada, Graça Cavalcante, forneceu algumas dicas de sucos que podem ser consumidos diariamente e, após o consumo de bebidas alcoólicas. As indicações passam pelo suco de melão, couve e gengibre, abacaxi, hortelã ou com gengibre, laranja e cenoura, esse por ter betacaroteno auxilia no bronzeamento. E, também, maçã, kiwi, melancia e outros.
A nutricionista disse que o ideal é juntar nos sucos apenas duas frutas, associando a uma folha verde. E, quanto à dúvida que muitos têm sobre coar o suco, informou que depende de quem vai consumir.