Geral

Novos coordenadores regionais se destacam pelo bom desempenho

21/02/2015
Novos coordenadores regionais se destacam pelo bom desempenho
Laura Dantas avalia escolha como merecimento pelo trabalho feito ao longo dos anos. (Foto: Valdir Rocha)

Laura Dantas avalia escolha como merecimento pelo trabalho feito ao longo dos anos. (Foto: Valdir Rocha)

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enquanto diretor de escola foi o critério da escolha dos novos gestores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que serão empossados pelo governador Renan Filho nesta segunda-feira (23), às 10h, em cerimônia no Palácio República dos Palmares, Salão Aquatune.
As CREs funcionam como mini representações da Secretaria de Educação em suas regiões e cabe ao coordenador, além administrar as escolas estaduais sob sua jurisdição, promover a articulação com as redes municipais de Educação.
O Governo Renan Filho marca um novo início na escolha dos coordenadores regionais, baseado na meritocracia e resultados alcançados pelo educador enquanto gestor escolar. Todos os novos coordenadores obtiveram resultado acima de 3.5 em suas escolas na última edição do Ideb.
Responsável pela condução do processo seletivo dos novos coordenadores, a secretária adjunta da Educação, Laura Souza, explica como se deu a escolha dos gestores.
“Optamos por convocar os diretores com os melhores Idebs da rede pública alagoana como uma forma de reconhecimento do trabalho destes educadores em suas escolas e, dessa forma , também estimular outros a buscarem resultados semelhantes. Nossa avaliação levou em conta dois aspectos: a experiência como gestor e a capacidade de articulação, visto que, em virtude do processo de municipalização de turmas do Ensino Fundamental, os coordenadores regionais terão um papel fundamental junto aos municípios”, complementa Laura Dantas.

Reordenamento – A nova estrutura das Cres também promove um reordenamento da rede pública estadual em Maceió, que até então era atendida por quatro coordenadorias. Agora, a capital contará com duas Cres: a 1ª, responderá por 52 escolas da Baixa Maceió, Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, Sítio São Jorge, Ponta da Terra, Poço, Jaraguá, Jatiúca, Pajuçara, Santo Eduardo, Ipioca, Garça Torta e os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira. Já a 13ª CRE contemplará 55 unidades de ensino na parte alta da cidade (Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins), Bebedouro e as escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

Já a região Agreste continua sendo atendida pela 3ª e 5ª coordenadorias, com sede, respectivamente, em Palmeira dos Índios e Arapiraca. O Sertão alagoano conta com três representações: a 6ª, com sede em Santana do Ipanema; a 8ª, com sede em Pão de Açúcar e a 11ª, em Piranhas.
São Miguel dos Campos e municípios vizinhos (Coruripe, Junqueiro, Teotônio Vilela, dentre outros) permanecem sob a tutela da 2ª CRE, enquanto a 4ª e a 7ª CRE respondem, respectivamente, pelos Vales do Paraíba (Viçosa) e do Mundaú (União dos Palmares).
Com sede em Porto Calvo, a 10ªCRE abrange todo o Litoral Norte, contemplando a faixa litorânea da Barra de Santo Antônio até Maragogi; enquanto Penedo, sede da 9ªCRE, atenderá toda a região Sul e do Baixo São Francisco. Por fim, caberá à 12ª CRE acompanhar as escolas de Rio Largo e municípios vizinhos (Satuba, Pilar, Messias, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco).

Novos coordenadores – Confira abaixo a lista dos novos coordenadores regionais de Educação e o resultado que alcançaram no IDEB enquanto diretores de suas escolas:

1ª CRE – Roberval Ferreira da Silva (Escola de Ensino Fundamental Prof Elma Marques Curti, IDEB 5,7);

2ª CRE – Fabiana Silva Rocha (Escola Municipal Santa Terezinha, Coruripe, IDEB, 7,5)

3ªCRE- José Tenório de França (Escola Municipal Professor Antônio de Oliveira Santos,em Quebrangulo, com IDEB 4,6)

4ªCRE- Rosileide Queiroz de Alencar (Escola Municipal de Educação Básica Manoel Toledo Costa, em Cajueiro, com IDEB 4,9)

5ªCRE – Wilany Felix Barbosa (Escola Municipal Walter Bezerra Lima, em Arapiraca, com IDEB 5,6)

6ªCRE – Ana Maria de Oliveira Melo França (Escola Municipal Professor Tobias Medeiros, em Poço das Trincheiras, com IDEB 4,2

7ª CRE – Elisabete Silva Ferreira de Melo (Escolas Estadual Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, com IDEB 5,7)

8ª CRE – Andrea Carla Rodrigues Wanderley Cavalcante (Escola Municipal Maria Nicacia Amorim, em Batalha, com IDEB 5,5)

9ªCRE – Maria de Fátima Nunes Marinho (Escola Estadual Hermilio de Freitas Melro, em Penedo, com IDEB 5,4)

10ªCRE – Enoc dos Santos (Grupo Escolar Carlos Procópio, em Porto de Pedrasm com IDEB 4,4)

11ª CRE – Joselma da Silva Perboire (Escola Municipal Sabino Romariz,em Pariconha, com IDEB 5,0)

12ª CRE – José Cícero de Oliveira Pinheiro (Escola Estadual Francisco Leão, Rio Largo, IDEB 3,6)

13ª CRE – Mônica Sarmento da Silva (Escola Prof Marcos Soriano, IDEB 5,6)