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Ministro pensa no turismo como transformador de atrativos em riquezas

14/02/2015
Ministro pensa no turismo como transformador de atrativos em riquezas
Ministro Vinicius Lages destacou ainda a criação de talentos que posicionam Alagoa como grande destino. (Foto: André Palmeira)

Ministro Vinicius Lages destacou ainda a criação de talentos que posicionam Alagoa como grande destino. (Foto: André Palmeira)

Em Maceió, o ministro do Turismo, Vinicius Lages ressaltou a necessidade de um planejamento específico para o segmento turístico ter melhores resultados. Nesta terça-feira, 13, ele participou da etapa final de um workshop para o planejamento e alinhamento de ações para o ano de 2015, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Prefeitura de Maceió, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hoteis em Alagoas (Abih-AL) e o Maceió Convention & Visitors Bureau.
Ao longo dos dois últimos dias, o desenvolvimento de produtos e ações de marketing para a promoção do turismo em Alagoas foram discutidas pelos participantes do workshop, que definiram um plano de ações e os princpais eixos a serem trabalhados em 2015. A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, fez uma explanação ao ministro do que foi discutido durante o workshop, elencando os pontos prioritários.
Jeanine Pires considerou o encontro muito especial, pelo fato de unir a iniciativa privada e o poder público na construção de um planejamento unificado. “Usando de um discurso único, devemos adotar como uma das estratégias para fomentar o turismo na região o aumento, a melhora e diversificação da oferta de produtos”, relatou a secretária.
O ministro do Turismo agradeceu o convite, parabenizando os presentes pela iniciativa, e enfatizando a necessidade de um planejamento contínuo para melhorar cada vez mais a oferta de serviços para os turistas.
“O que vocês estão fazendo hoje é muito importante para Alagoas. É preciso unificar, definir ações e profissionalizar a mão de obra, desta forma, conseguiremos avançar bastante rumo ao desenvolvimento da atividade no Estado. (…) Por meio de uma estratégia de curto, médio e longo prazo, poderemos transformar os atrativos em verdadeiras riquezas. Assim, também conseguiremos evitar problemas relacionados à estrutura dos locais. A criação de talentos é uma forma de posicionar Alagoas como um grande destino de turistas. A indústria criativa, voltada principalmente para a área gastronômica, pode destacar mais ainda o Estado em todo Brasil, aumentando o turismo na região”, explica
Para o ministro, não é uma tarefa fácil agregar o turismo ao desenvolvimento econômico. “O setor industrial, por exemplo, precisa ser fortalecido, pois desta forma poderemos trazer mais eventos relacionados à área para Alagoas, movimentando a economia e o fluxo de turistas. Ao vender o Estado como atrativo, deve-se apresentar também um portfólio da economia alagoana”, justifica.

Promoção do Destino Alagoas – A discussão do segundo dia de atividades do workshop foi direcionada para o desenvolvimento das ações de marketing para a promoção do destino Alagoas, em âmbito regional, nacional e internacional. As entidades fizeram um diagnóstico do que vem sendo feito neste sentido, estabelecendo os principais gargalos e quais diretrizes devem ser seguidas para superar os desafios.
Alagoas conta atualmente com 30 mil leitos disponíveis, sendo 20 mil na região metropolitana de Maceió, e recebe aproximadamente 1,5 milhão de turistas por ano. A ocupação hoteleira do estado tem como média 70% e 80% durante a baixa e a alta temporada, respectivamente, atraindo públicos distintos para diversas regiões do estado. Diante deste cenário, foram traçadas ações prioritárias de marketing a curto e médio prazo para o crescimento desses resultados.
Na discussão estabeleceu-se a necessidade da formatação de um plano de marketing unificado, reforçando a importância de fortalecer o marketing digital e a utilização das mídias sociais para a divulgação do destino e engajamento, como também direcionar os esforços para a promoção e captação de eventos e a integração do mercado regional.