Geral

Mesa de Negociação envia proposta de reajuste a governador

07/02/2015
Mesa de Negociação envia proposta de reajuste a governador
Secretário Christian Teixeira enfatizou clima ordeiro e republicano entre as partes durante reunião. (Foto: Ascom Seplag)

Secretário Christian Teixeira enfatizou clima ordeiro e republicano entre as partes durante reunião. (Foto: Ascom Seplag)

O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira, esteve reunido com membros da Comissão Estadual Permanente de Negociação e representantes dos servidores militares ativos e inativos nesta sexta-feira (6), dando abertura à rodada de negociações e reivindicações da categoria. A reunião aconteceu na unidade de Gestão e Patrimônio da Seplag, no bairro do Centro.
Christian Teixeira, que presidiu a reunião, reforçou o desejo do governador de buscar o consenso e conciliação dos interesses de todos os servidores do Estado. “Esta Mesa de Negociação é um canal aberto de diálogo entre o Governo e os servidores. Nossas discussões sempre serão pautadas na seriedade e na busca, incessante, de promover o bem comum. A vontade do governador Renan Filho é atender, com responsabilidade, os anseios das classes representativas dos servidores públicos, mas sem perder de vista a legalidade dos atos administrativos”, afirmou o secretário.
Helder Gonçalves, secretário adjunto da Fazenda, apresentou aos presidentes de Associações e Entidades de Classe da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros a atual situação financeira do Estado e o comprometimento dos gastos com pessoal que já ultrapassaram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O adjunto da Fazenda explicou ainda que a situação das contas do Estado é agravada também pelo cenário econômico negativo pelo qual passa o país.
A categoria reivindica o cumprimento do acordo estabelecido pelo governo passado de reajuste de 5% em janeiro e 16,84% em abril deste ano.
Representantes estatais apresentaram a impossibilidade do cumprimento do acordo tendo em vista a situação econômica do Estado. “Precisamos encontrar uma saída viável para o impasse. Não serei irresponsável de apresentar ao governador uma proposta inexequível. Não adianta propormos um reajuste que não caiba nas contas do Estado. Do contrário, nossos esforços de diálogo e negociação estão fadados ao fracasso e esta Mesa perderia sua força de articulação”, enfatizou Christian Teixeira.
Após quase cinco horas de negociação, a Mesa aprovou, de comum acordo com todos os presentes, uma proposta a ser apresentada ao governador Renan Filho. A proposta consiste no pagamento de 5% do reajuste antes do Carnaval e o pagamento de 16,84% (antes, previsto para abril) em três momentos: 6,84% no mês de julho deste ano, seguindo de 5% no mês de janeiro de 2016 e mais 5% no mês de abril.
As categorias levaram essa proposta para a anuência da tropa e a equipe de governo apresentará as possibilidades econômicas de atendimento ao pleito ao governador Renan Filho. Na próxima semana, outra reunião está marcada para a definição. Christian Teixeira parabenizou as associações e seus presidentes pelo modo republicano e ordeiro na condução da negociação e ponderou as dificuldades do processo.
“O embate não é fácil. Mas sou ciente de que este diálogo franco e respeitoso já apresenta bons frutos. O diálogo será sempre a palavra de ordem”, concluiu Christian Teixeira.