Cidades

Maceió: Maternidade Santa Mônica inicia transferência de serviços

02/02/2015
Maceió: Maternidade Santa Mônica inicia transferência de serviços
Maternidade retomará os serviços com 20 leitos de UTI neonatal, três de UTI materna, 34 de obstetrícia e cinco para Enfermaria Canguru  (Foto: Olival Santos)

Maternidade retomará os serviços com 20 leitos de UTI neonatal, três de UTI materna, 34 de obstetrícia e cinco para Enfermaria Canguru
(Foto: Olival Santos)

A Maternidade Escola Santa Mônica iniciou, nesta segunda-feira (2), a transferência dos serviços de assistência de média e alta complexidade para sua unidade na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço. Inicialmente será transferida a UTI Neonatal e, até o fim da semana, a maternidade reabre unicamente para o atendimento de gestantes de alto risco reguladas pelo Complexo Regulador de Atendimento (Cora) – setor sob responsabilidade do município de Maceió.
De acordo com a diretora da Santa Mônica, Rita Lessa, devido à continuidade das obras de reforma, a maternidade funcionará com alguns ajustes e retomará os serviços com 20 leitos de UTI neonatal, três de UTI materna, 34 de obstetrícia e cinco para Enfermaria Canguru.
“Para a transferência dos bebês da UTI foi montado um esquema especial com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes da Santa Mônica no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes”, informou Rita Lessa. Ainda segundo ela, o HU continua com atendimento aos pacientes de alto risco.
A coordenadora estadual da Rede Cegonha, a médica Syrlene Patriota, alertou que os pacientes de risco habitual que procurarem a Santa Mônica ou o Hospital Universitário por demanda espontânea serão transferidos para as unidades de risco habitual.
“A segurança no atendimento será garantida pela parceria com o Complexo Regulador de Maceió e pela assistência ofertada em todas as referências da capital, que têm a neonatologia disponibilizada no serviço”, informou a coordenadora da Rede Cegonha, garantindo que os leitos serão preservados.
Ainda segundo Syrlene Medeiros, é necessária a colaboração dos gestores, profissionais de saúde e população, evitando transferências desnecessárias, observando a vinculação e contactando o Cora, antes da transferência, de acordo com o Protocolo de Alto Risco.
Com esta medida, o atendimento a gestantes de alto risco passará a ser realizado em uma estrutura moderna, com nova climatização, centro cirúrgico e enfermaria. Isso porque, desde agosto do ano passado, quando a reforma da unidade foi iniciada, o atendimento migrou para a maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Hospital Universitário

Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, o Hospital Universitário estará realizando manutenção em sua rede de gases e, por este motivo, estará restringindo o atendimento para o estritamente necessário para que não haja transtorno na assistência obstetrícia.