Geral

Lacen funcionará durante o Carnaval

13/02/2015

Os serviços do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) estarão à disposição da população durante os quatro dias de Carnaval. O órgão, que já funciona com plantão de 24 horas, manterá uma equipe com 15 profissionais por dia, incluindo o laboratório do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que atende aos pacientes da unidade hospitalar e do ambulatório.

A diretora do Lacen, Telma Pinheiro, informou que o laboratório estará realizando todos os tipos de exames, inclusive se ocorrer algum surto. Por mês são realizados oito mil exames, entre eles a demanda de pacientes com suspeita de Doenças de Notificação Compulsória (DNC), transmissíveis e também das que requerem vigilância, como a dengue.

Durante os quatro dias, a equipe do Lacen estará atendendo a toda demanda do Estado. E, conforme explicou Telma Pinheiro, no Hospital Hélvio Auto, o laboratório atenderá apenas aos pacientes internos e que são atendidos no ambulatório da unidade hospitalar.

Segundo Telma Pinheiro, o Lacen/AL realiza, em média, oito mil atendimentos ao mês, com investimentos da ordem de R$ 350 mil/mês ao Ministério da Saúde. O Lacen atende a demanda de pacientes com suspeita de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) – transmissíveis – e também daquelas que requerem vigilância, a exemplo da dengue.

“Nossa missão é prevenir, diagnosticar e controlar o agravo junto às áreas responsáveis a Sesau [Secretaria de Estado da Saúde]. A rede de serviços do Lacen alcança os municípios alagoanos e dão suporte, atualmente, aos 63 laboratórios municipais e 72 laboratórios de entomologia (insetos), além das subredes de diagnóstico de hepatite, dengue, entomologia, tuberculose e de controle de qualidade de água para consumo humano”, informou Telma Pinheiro.

Fonte: Sesau