Geral

IMA alerta para cuidados com banhos de mar em dias chuvosos

23/02/2015
IMA alerta para cuidados com banhos de mar em dias chuvosos

marCom as chuvas que têm caído em quase todo o litoral do estado, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através das equipes da Diretoria de Laboratório e do Gerenciamento Costeiro, alerta a população para redobrar os cuidados com banhos de mar, principalmente em locais próximos às galerias de águas pluviais e fozes de rios.

Segundo Ricardo César, coordenador do Gerco e Chefe da Assessoria Técnica do Instituto, as águas que descem para o mar geralmente carream grande quantidade de resíduos e “em função da lavagem das cidades a recomendação é evitar principalmente aqueles locais próximos às galerias de águas pluviais, mas devem-se evitar também as fozes de rios”. Ele explica ainda que pesquisas feitas em laboratório mostraram que “após chuvas intensas as condições de balneabilidade melhoram apenas com cerca de 48 ou 72 horas”.

As condições de banho das praias do litoral alagoano podem ser conferidas no relatório de balneabilidade que é divulgado pelo IMA semanalmente. Geralmente atualizado às sextas-feiras, o documento apresenta a situação de 60 pontos, onde são coletadas amostras para análise. As indicações de própria ou imprópria para banho são feitas com base no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Nesta terça, 24, a equipe da Dilab realiza coletas para produção do relatório dessa semana. O documento está disponível no site do IMA: www.ima.al.gov.br/servicos/balneabilidade/2015.

Fonte: Ascom IMA