Geral

Hospital Helvio Auto faz alerta sobre prevenção à Aids no Carnaval

12/02/2015
Hospital Helvio Auto faz alerta sobre prevenção à Aids no Carnaval
Campanha do Ministério da Saúde destaca uso de preservativo e também do teste de HIV nas unidades de saúde

Campanha do Ministério da Saúde destaca uso de preservativo e também do teste de HIV nas unidades de saúde

Com o objetivo de alertar a população para a importância do uso de preservativos e outras ações na prevenção e controle da transmissão do vírus HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como hepatite tipo B, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade de saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, intensificou o alerta sobre como prevenir e controlar a doença.
“Qualquer pessoa que tenha atividade sexual sem preservativo está sujeita a contrair o vírus HIV, por exemplo. Quanto maior for a diversidade de parceiros, maiores são as chances de se contaminar. Até mesmo quem tem apenas um único parceiro corre esse risco”, ressaltou a médica infectologista do Helvio Auto, Vânia Pires Simões.
A infectologista explica que, com o advento das novas medicações antirretrovirais, muita gente deixou de se preocupar com a contaminação pelo vírus HIV, achando que, pelo fato de ter tratamento, poderia deixar de tomar os cuidados básicos de prevenção, que é extremamente importante em eventos como o Carnaval.
Segunda a infectologista, a época é de diversão, mas usar preservativo se torna imprescindível em qualquer circunstância, pois se a pessoa tiver relação sexual sem a devida proteção não vai adiantar fazer o teste rápido de HIV nos dias seguintes, é preciso aguardar seis semanas, tempo médio para se comprovar se houve contaminação ou não.
Outro alerta importante é sobre o diagnóstico precoce, “porque o resultado do tratamento é muito mais satisfatório, contribuindo com a qualidade de vida. Além do mais, a mudança de comportamento como diminuir o número de parceiros, usar preservativo, conhecer o status sorológico do parceiro e a adesão do paciente contaminado ao tratamento, tudo isso só contribui. Até mesmo para casais que estão com casamento marcado, aconselha-se fazer o exame de sorologia como prevenção”, ressaltou Vânia Pires.

Pacientes com HIV/Aids

Em 2014, no Hospital Helvio Auto, de janeiro a novembro, houve 168 casos confirmados de pacientes com HIV/Aids, adoecidos e internados para tratamento. Desse número, 34 foram a óbito. De dezembro de 2014 a janeiro de 2015, foram confirmados 14 novos casos de pessoas adoecidas e já com Aids, com oito óbitos. Muitos dos óbitos se deram em pacientes que pararam o tratamento que faziam em casa. Dados fornecidos e sujeitos à revisão pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Helvio Auto.
O atendimento no hospital situado no bairro do Trapiche é de 24 horas, feito pelo SUS, mas é importante lembrar que para ser atendido é preciso ir com encaminhamento por escrito feito pelo médico da unidade de saúde que fez o primeiro atendimento, seja na capital ou no interior. Apenas nos casos de picada de cobra e escorpião, e acidentes por material biológico não é preciso levar encaminhamento.