Geral

Hemocentro do Agreste aumenta estoque de sangue para o período carnavalesco

05/02/2015
Hemocentro do Agreste aumenta estoque de sangue para o período carnavalesco
Reforço no estoque de sangue no Hemoar atualmente é de uma média de 135 bolsas diárias, mas meta é atingir 150 bolsas no Carnaval  (Foto: Davi Salsa)

Reforço no estoque de sangue no Hemoar atualmente é de uma média de 135 bolsas diárias, mas meta é atingir 150 bolsas no Carnaval
(Foto: Davi Salsa)

A campanha desenvolvida pelo Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) para atrair mais doadores voluntários que abastecerão o estoque de sangue a ser usado no período do carnaval já começa a colher resultados positivos.
O Hemoar atende às demandas da Unidade de Emergência do Agreste, hospitais e outras unidades de saúde em 52 municípios do interior de Alagoas.
De acordo com a diretora do hemocentro, a biomédica Fernanda Lins, antes do início da campanha no dia 3 de fevereiro, o estoque era de 60 a 80 bolsas com cerca de meio litro de sangue.
A biomédica revela que, desde o início desta semana, que o número de doadores vem aumentando e reforçando o estoque, que atualmente é de uma média de 135 bolsas diárias.
“Nossa expectativa é coletar mais de 300 doações para garantirmos, diariamente, um armazenamento de pelo menos 150 bolsas”, explica.
O Hemocentro do Agreste funciona no período das 7h30 às 17h30, na sede da unidade, localizada por trás do prédio do Hospital Regional de Arapiraca.
O assessor especial da Governadoria do Agreste, Josenildo de Souza, está acompanhando de perto o trabalho dos especialistas, técnicos e servidores do Hemocentro.
“A determinação do governador Renan Filho é para ampliarmos o apoio às ações da unidade, que tanto contribui para salvar muitas vidas em nossa região”, salienta Souza.
A empresária Ilda dos Santos Oliveira, de 51 anos de idade, é doadora voluntária há sete anos. “Minha primeira doação foi para participar de uma gincana estudantil. Vi a importância desse ato e até hoje continuo colaborando com o Hemocentro, aqui em Arapiraca”, relata a empresária.
“Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de quilos 50 quilos, pode fazer doação de sangue. É só comparecer ao Hemoar, bem alimentado e com documento de identidade oficial. Depois, o doador passa por uma triagem clínica, e se, aprovado, fará a doação no mesmo dia”, acrescenta a biomédica Fernanda Lins.