Geral

Hemoal Trapiche abre neste sábado para doação de sangue

13/02/2015

Reforçar o estoque de sangue para atender a demanda de transfusões no feriado de Carnaval. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) Trapiche irá funcionar para doações de sangue neste sábado (14). A unidade, que está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, anexa ao Hospital Geral do Estado (HGE), irá receber voluntários no período das 8h às 12h.

A partir das 12h30, até a quarta-feira (18), o Hemoal funcionará apenas para dispensar sangue aos hospitais e maternidades do Estado, sem receber candidatos à doação. Além de distribuir o sangue, haverá um plantão hematológico diariamente, visando atender os pacientes com hemofilia, caso necessitem receber os fatores VIII e IX, indispensáveis à coagulação do sangue.

No Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, o atendimento aos doadores de sangue será retomado na quinta-feira (19), no horário das 8h às 11h. Já no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado a Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, os doadores voltarão a ser atendidos também na quinta-feira (19), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Critérios para doação – Segundo a assistente social Maria das Graças Padilha, para doa sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles.

“O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. E, para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação”, alerta a assistente social.

Fonte: Ascom/Hemoal