Geral

Hemoal e Hemoar iniciam Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval

03/02/2015
Hemoal e Hemoar iniciam Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval

Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciaram, nesta segunda-feira (2), a Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. A ação, que visa formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional durante as festas de momo, irá distribuir uma camisa para o doador participar do Bloco Hemovida, que irá desfilar no Jaraguá Folia, em Maceió.
Além da camisa da campanha, os voluntários recebem um lanche e material informativo. E para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até as unidades Trapiche e Farol, serão realizadas coletas externas durante a Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. Na quarta-feira (4), a unidade móvel estará no Maceió Shopping, no horário das 8h às 16h. Já na sexta-feira (6), no mesmo horário, a coleta itinerante irá ocorrer no centro de Rio Largo.
Com mais esta campanha, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas espera dispor de um estoque de sangue suficiente para atender os hospitais, maternidades e pronto-socorros durante os quatro dias de folia momesca. Isso porque, devido ao período de férias, o estoque do órgão está carente das tipagens negativas.
“Voltamos a fazer um apelo aos alagoanos para que se candidatem à doação de sangue. O período de Carnaval é um momento de alegria, mas infelizmente as pessoas se excedem e o consumo de sangue tende a aumentar. Se não há doadores, não há sangue e, sem ele, muitas pessoas podem perder a vida”, enfatiza a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

   Onde Doar – As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.
Também é possível se candidatar à doação no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

    Para doar sangue – É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles.
Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.