Geral

Governo debate melhorias no rebanho de corte em Alagoas

14/02/2015
Governo debate melhorias no rebanho de corte em Alagoas
Debate pode apresentar mecanismos que melhorem carga genética do gado alagoano. (Foto: Tércio Cappello/Arquivo)

Debate pode apresentar mecanismos que melhorem carga genética do gado alagoano. (Foto: Tércio Cappello/Arquivo)

Em mais uma rodada do ciclo de debates com o setor produtivo, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), reúne, na próxima segunda-feira (23), técnicos, entidades representativas e produtores para discutir alternativas de desenvolvimento e melhorias no rebanho de gado de corte. O encontro será realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), a partir das 9h.
As reuniões setoriais promovidas pela Seapa têm o propósito de estabelecer as prioridades e metas a serem alcançadas a partir do mapeamento das demandas relativas aos setores produtivos relacionados à pasta.
“Queremos identificar as melhorias que precisam ser implementadas nas diferentes cadeias produtivas que contribuem para a geração de renda e desenvolvimento para Alagoas. É um trabalho coletivo”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, Alagoas possui hoje um rebanho de gado de corte de aproximadamente 800 mil cabeças, considerado pequeno se comparado ao rebanho brasileiro, que totaliza cerca de 200 milhões de cabeças. “Alagoas ainda compra carne de outros estados, o que significa que o setor tem espaço para crescer”, observa Silva.
De acordo com o integrante do comitê da Faeal para o setor do gado de corte, Antônio Brandão, o rebanho alagoano está concentrado principalmente na região da Zona da Mata, em municípios como Tanque D’Arca, Taquarana, Maribondo, Viçosa, Paulo Jacinto, Anadia e Quebrangulo. “São abatidas cerca de 25 mil cabeças de gado por mês em Alagoas, gerando um receita de R$ 55 a 60 milhões”, calcula Brandão.
Ao final do encontro, serão distribuídos dez lotes de sêmen da raça Big Black, com dez unidades cada um, doados pela ABS, empresa líder mundial no desenvolvimento de tecnologia para pecuária planejada.