Geral

Governador prestigia cerimônia de aniversário dos 183 anos da Polícia Militar

05/02/2015
Governador prestigia cerimônia de aniversário dos 183 anos da Polícia Militar

Governador Renan Filho e autoridades, em vários momentos da solenidade que comemorou a passagem dos 183 anos da Polícia Militar de Alagoas (Fotos: Márcio Ferreira)

Governador Renan Filho e autoridades, em vários momentos da solenidade que comemorou a passagem dos 183 anos da Polícia Militar de Alagoas (Fotos: Márcio Ferreira)

  Há 183 anos era criada a Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM/AL), mais precisamente em 3 de fevereiro de 1832. O aniversário da instituição tem sido comemorado durante toda esta semana. Na quarta-feira (4), o Teatro Deodoro foi palco de uma série de homenagens aos integrantes da corporação, bem como a civis que contribuíram com a segurança da sociedade. O governador Renan Filho esteve presente a toda a solenidade.
Marcada pela austeridade, a Polícia Militar apresentou na cerimônia um caráter distinto. Afinal, o momento era de festa. Em agradecimento, foi realizado um momento ecumênico, com a participação do padre Epitácio Ferreira e do pastor Fernando Nogueira, ambos militares. A música, como esperado, foi apresentada pela banda da PM/AL.
Responsáveis pelos projetos Vem Ver a Banda Tocar e Música é Saúde, os músicos fardados foram as estrelas da noite. Em cena, um concerto, com variado repertório – trilha brasileira e internacional. No vocal, digno de aplausos, o soldado Ivonaldo Bittencourt. O militar deu voz a pérolas de Djavan, Tim Maia e Simonal.
Imbuído pelo sentimento de admiração e agradecimento, o governador Renan Filho reconheceu o papel da Polícia Militar do Estado ao longo de sua história.
“Em março de 1865, um efetivo de 400 soldados partiu de Alagoas, sob aclamação do povo, e foram – como voluntários – para a Guerra do Paraguai. Em combate, tombaram 201 homens. A PM de Alagoas derramou sangue pela legalidade”, ressaltou. O governador citou outros momentos, como o combate ao cangaço (1922), em terras sergipanas; à Coluna Prestes (1925), no Maranhão.
Nos dias atuais, a luta é outra: devolver a paz e o sossego aos alagoanos. “Somos testemunhas do trabalho e do sacrifício dessa corporação pelo sagrado direito de ir e vir do cidadão. A realidade é de violência, de crimes, mas o esforço pela mudança é constante”, reconheceu o chefe do Executivo.
O secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, também falou à tropa: “Em que pese o estado de violência, temos militares motivados e leais. Trabalharemos pela valorização de todos os integrantes, de cabos a coronéis, e essa é uma exigência do governador Renan Filho”.

 Avanços

Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação que visa à assistência jurídica aos militares, decorrente de ações em atividade operacional. O trabalho deve ser desempenhado pela Defensoria Pública do Estado. O documento foi chancelado pelo governador Renan Filho; secretário Alfredo Gaspar de Mendonça; comandante da PM/AL, coronel Lima Júnior; e o defensor público-geral, Daniel Alcoforado.
O comandante da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, destacou alguns avanços recentes. “Com pouco mais de 30 dias de novo governo, assistimos ao regresso dos militares das assessorias às ruas, à atividade fim da Polícia Militar; ao uso da inteligência, atividade imprescindível no combate ao crime; e agora, a esse termo de cooperação”, enumerou. Outras iniciativas positivas foram destacadas pelo comandante, como o projeto Vem Ver a Banda Tocar, o grupo de gerenciamento de crises e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Homenagens   

Na ocasião, foi concedida a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares – a mais alta honraria da Polícia Militar -, às seguintes autoridades: vice-governador Luciano Barbosa; presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Washington Luiz Damasceno Freitas; promotor de Justiça Flávio Gomes; procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá; secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias; secretário da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça; defensor público-geral, Daniel Alcoforado; diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia; maestro da Banda de Música da PM/AL, subtenente Cícero Ramos.
As medalhas foram entregues pelo governador Renan Filho; vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros; e coronéis Lima Júnior e Louvercy Monteiro. Ainda durante a cerimônia houve a promoção de praças às graduações de subtenente, 1º, 2º e 3º sargentos.