Geral

Estado monta Operação Carnaval para atender foliões durante ferido

14/02/2015
Estado monta Operação Carnaval para atender foliões durante ferido
Serviço do Samu estará de prontidão para atender ocorrências (Foto: Olival Santos)

Serviço do Samu estará de prontidão para atender ocorrências
(Foto: Olival Santos)

A assistência à saúde está assegurada durante os cinco dias do Carnaval. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) montou um esquema especial para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió e no interior.
Uma referência no atendimento de urgência e emergência, o Hospital Geral do Estado (HGE) estará com uma equipe multidisciplinar de plantão, durante o feriadão. Mas a direção alerta que só devem procurar a unidade hospitalar os casos de acidentes de trânsito, agressões por arma branca e de fogo e ocorrências de média e alta complexidade.
Para atender os casos de menor gravidade, a orientação é procurar os ambulatórios 24 Horas, que ficam próximos às residências dos pacientes. Essas unidades de saúde estarão com profissionais durante todo o dia. Estarão funcionando os Ambulatórios Noélia Lessa (Levada), João Fireman (Jacintinho); Denilma Bulhões (Benedito Bentes); Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins) e Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira).
Em Arapiraca, a Unidade de Emergência do Agreste estará também com suas portas abertas para atender aos pacientes. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e outros profissionais da área estarão trabalhando durante os cinco dias.

Sangue

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) só voltam a coletar sangue na próxima quinta-feira (19). Mas nos cinco dias de folia haverá plantão para dispensar sangue às unidades de saúde que atendem pelo SUS, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE) e as maternidades como a Santa Mônica.
Com a finalidade de proporcionar um serviço rápido e de qualidade para os usuários do SUS, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará com atendimento nas 39 bases descentralizadas nos municípios. Na Grande Maceió a população irá contar Bases Descentralizadas em Guaxuma, Paripueira, Barra de São Miguel e na Levada.

Lacen

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen) estará à disposição da população durante os quatro dias de Carnaval. O órgão, que já funciona com plantão de 24 horas, manterá uma equipe com 15 profissionais por dia, incluindo o laboratório do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que atende aos pacientes da unidade hospitalar e do ambulatório. A equipe estará pronta para realizar todos os tipos de exames, inclusive se ocorrer algum surto.