Cidades

Encontro em Capela discute consórcio de saúde para 4ª Região

09/02/2015
Encontro em Capela discute consórcio de saúde para 4ª Região

  SAUDE CAPELA Implantação de consórcios dos serviços de saúde, repasses financeiros, sub-financiamento da saúde, falhas na rede de assistência à saúde e o fortalecimento da 4ª Região de Saúde foram propostas discutidas, em Capela, entre a secretária estadual da saúde Rosângela Wyszomirska, o prefeito Eutáquio Moreira e o secretário municipal de saúde, Alessandro Ramos. O encontro reuniu ainda técnicos do Cosems e Sesau.
O encontro foi uma solicitação feita pelo secretário municipal de saúde de Capela, Alessandro Ramos, para que os técnicos da coordenação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Controle e Avaliação da Sesau tratassem das demandas da rede e assistência à saúde dos nove municípios que fazem parte da 4ª Região de Saúde.
“Nosso propósito é tratar de forma colegiada todas as demandas no que diz respeito a Assistência à Saúde e, consequentemente, o fortalecimento da região para melhor atendermos aos usuários do Sistema Único de Saúde”, enfatiza o secretário de Capela, Alessandro Ramos. Segundo ele, o encontro foi um marco para Capela e para toda região.
A secretária da Saúde, Rosângela Wyszomirska, destacou a iniciativa para discutir uma política de saúde e que vai contribuir ainda mais para melhorar a assistência de saúde para a população do Vale do Paraíba. “Além de verificar o funcionamento das unidades de saúde, o encontro tem a finalidade de implantar a regionalização dos serviços, visando melhorar a assistência prestada aos usuários do SUS, otimizando a transferência de recursos”, assegura.
Nesta segunda-feira, 09, o secretário de saúde de Capela, Alessandro Ramos, reúne-se com o diretor administrativo do Cosems, Sival Clemente, para tratar de um projeto piloto para a 4ª Região de Saúde no tocante à assistência médica, vigilância à saúde e a rede de Atenção Psicossocial.
O plano piloto a ser elaborado para a 4ª Região vai tratar, sobretudo, da área de obstetrícia, já que não há referência nessa área, fazendo com que os usuários do SUS se desloquem para Maceió.
O secretário Alessandro Ramos destaca ainda que o hospital municipal de Capela apresenta as condições plenas para referenciar a rede, pela estrutura física adequada para os serviços de saúde. “Nosso compromisso é melhorar ainda mais a oferta dos serviços de saúde à população que reside nos municípios da 4ª Região”, assegura o secretário de Capela.