Geral

Empresários aprendem sobre formação de tarifário em meios de hospedagem

23/02/2015
Empresários aprendem sobre formação de tarifário em meios de hospedagem
São Francisco dispõe de belezas inigualáveis. (Foto: Raul Plácido/Arquivo)

São Francisco dispõe de belezas inigualáveis. (Foto: Raul Plácido/Arquivo)

Entre os meses de fevereiro e março, dez empresários do setor hoteleiro atendidos pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Caminhos do São Francisco vão receber uma consultoria do Sebrae/AL direcionada à formação de tarifários. Durante o treinamento, cada empreendimento receberá a visita de um consultor especialista na área.
No total, serão 16 horas de dedicação a cada empresário, com foco nos seguintes temas: cálculo de tarifas, análise de ocupação por temporada (alta e baixa), além da parte teórica sobre os assuntos e elaboração final do tarifário.
De acordo com o gestor do APL Turismo Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho, os empresários já tiveram outros momentos de capacitação, mas ainda sentem necessidade de um trabalho mais específico e profundo.
“Na maioria dos casos, quando os proprietários dos hotéis e pousadas estabelecem as tarifas, não há um estudo da situação nem a organização devida. Por meio desta consultoria, avançaremos em todos os tipos de cobrança, desde a baixa temporada até os valores voltados a hospedagem de crianças, tudo da forma mais abrangente possível”, explica Coutinho.
Segundo a analista técnica da área de comércio e serviços do Sebrae/AL, Marina Gatto, ainda existe uma perda considerável de negócios e com o treinamento dos empresários o prejuízo deverá ser evitado. “Eles vão conhecer cada vez mais da área com que estão trabalhando, os principais termos, além de entender todo o processo de formação de tarifários, se aprofundando e trabalhando da melhor forma”, justifica analista técnica.
Os empresários da região comemoram a iniciativa, que auxiliará no desenvolvimento dos empreendimentos e numa maior profissionalização da atividade. Os temas abordados nos encontros entre consultores e proprietários de pousadas e hotéis têm foco nas principais demandas de cada um dos participantes.
Para Cheila Vany, proprietária da Pousada Chez-Julie, no município de Piaçabuçu, a consultoria surge em um momento de extrema importância.
“Nós tivemos uma ampliação e agora temos um restaurante, a situação modifica todo o tarifário estabelecido anteriormente, estávamos precisando de auxilio para atualizar os valores”, enfatiza a empresária.