Geral

Dermatologista do HGE alerta sobre cuidados com o sol durante o Verão

18/02/2015
Dermatologista do HGE alerta sobre cuidados com o sol durante o Verão
sol8.jpg

Todo cuidado é pouco quando se trata de cuidados com a pele. (Foto: Carla Cleto)

Carnaval e verão são indicativos de diversão diária, geralmente ao sol. Mas, a exposição solar indevida, pode causar queimaduras, envelhecimento, câncer da pele, dano ocular, alergias e alterações imunológicas, durante todos os 365 dias do ano e não só nesta época, segundo alerta a dermatologista do Hospital Geral do Estado (HGE), Cleide Vieira.
De acordo com a especialista, queimaduras e até mesmo doenças, como o câncer de pele, podem acabar surgindo, com o excesso de radiação ao longo da vida. E para que isto não aconteça, segundo ela, é extremamente importante que a pele esteja protegida com o protetor solar adequado ao tom de sua pele desde os seis meses de vida.
Seja no momento de trabalho, seja no momento de lazer, Cleide Vieira recomendou que, para o uso diário, é recomendado protetores com 30 Fatores de Proteção Solar (FPS). Segundo a dermatologista, 75% dos raios solares que alguém recebe até os 20 anos causam efeitos nocivos, vistos, a olho nu, somente após os 35 anos de idade.
“O sol produz vários tipos de irradiação, mas as que nos importa são a UVA e a UVB (radiação ultravioleta). Estes dois tipos de radiação são nocivos a nosso organismo, sendo que a UVA é mil vezes menos intensa que a UVB. No entanto, a UVA também causa danos, como o envelhecimento precoce e até o câncer de pele. Então, na hora de fazer as compras ou ir à praia, o protetor ideal tem que ter proteção tanto para UVA quanto para UVB”, explicou.
A especialista lembrou que o horário de maior radiação solar nas regiões praianas, como Maceió, é entre às 9h e 15h e não entre as 10h e 16h, como a maioria das pessoas pensa. “É neste período que o sol causa mais danos ao nosso organismo, por isso a exposição solar deve ser bastante restrita. O filtro solar deve ser usado em todas as épocas de ano, e não apenas nos dias ensolarados. A radiação mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano, mesmo nos dias nublados e chuvosos”, completou.
Outras recomendações para evitar os males causados pelo sol também foram mencionadas, como o uso de roupas específicas, com proteção UVA/UVB ou mesmo de acordo com a cor, além do uso de chapéu e óculos escuros. “A roupa que mais protege é aquela de tecido com cor escura e que tem trama mais apertada, ou seja, aquele tecido que é menos transparente. Também é importante utilizar camisetas específicas, com proteção de fábrica”, alertou.
A dermatologista do HGE alertou que, no caso do chapéu, quanto maior a aba, maior será a proteção. E, quanto aos óculos de sol, vai depender do tamanho e forma. O vidro nos protege das irradiações UVA, mas não da UVB, a não ser que ele tenha uma camada de insulfime”, descreveu Cleide Vieira.

Doenças de Verão – A dermatologista esclareceu as dúvidas dos profissionais a respeito das doenças de pele, tão frequentes no verão. Segundo ela, o excesso de umidade pode ser um fator prejudicial para o órgão. “Excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Também ocasiona outra doença, comum nessa época do ano, que é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias”.
De acordo com a profissional, a prevenção reside em secar muito bem o corpo, principalmente nas juntas, andar sempre calçado, e deitar sobre cangas ou toalhas, quando estiver na praia. “Tomar banhos frios, com sabonetes neutros, e usar creme hidratante para refrescar a pele e evitar que descasque também é importante para a saúde do órgão”, concluiu.