Geral

Curtir o Carnaval? Fique atento as dicas e cuidados com alimentos e sua saúde

15/02/2015
Curtir o Carnaval? Fique atento as dicas e cuidados com alimentos e sua saúde

alimentosDurante o feriado do Carnaval, os foliões costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, comidas industrializadas e com grande teor de gordura. Para orientar àqueles que irão curtir a Festa de Momo, a nutricionista da Gerência de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Santana, destaca que é necessário ter cuidado com o preparo e transporte dos alimentos, desde a compra ao consumo, além de muita hidratação.

 

Por que temos tantos relatos de pessoas que passam mal durante os dias de Carnaval?

Uma série de fatores. Em especial, a falta de preparo das pessoas antes de irem curtir os festejos, ou seja, fazer uma organização prévia de tudo que vai precisar durante esses cinco dias. E os alimentos são cruciais nesse processo. É preciso saber o que será consumido e como esses alimentos serão armazenados e preparados.

Não seria mais prático comprar os alimentos prontos e levá-los ao local da folia?

Em geral, não! Nesta época, o ideal é evitar os alimentos industrializados e, se for consumi-los, ter muito cuidado com o transporte e armazenamento desses alimentos, além de ter cuidados especiais: sempre olhar a validade, o ambiente onde ele está armazenado, higiene, entre outros.

E quais seriam esses cuidados?

Como disse, o primeiro é olhar a validade dos alimentos. Depois, observar se ele está em temperatura de armazenamento adequada. Nas embalagens e nos freezers dos supermercados isso deve ser indicado.

Mas como a senhora disse, os alimentos industrializados não são indicados. Existem restrições específicas?

Não. É uma ilusão tentar proibir as pessoas de consumirem esse tipo de alimento. O ideal é evitá-los. Mas se for consumir tome os cuidados acima e dê preferência aos alimentos preparados na hora. Os industrializados têm sido causadores de doenças crônicas à população, pelo alto teor de gordura, de sódio, e de açúcar. Dê preferência aos velhos hábitos.

E na hora do armazenamento em casa ou no local da folia. Há recomendações?

E muitas. Nunca tirar um alimento do freezer e deixá-lo em baixa temperatura. Deve-se logo armazenar em temperatura adequada, inclusive, se for transportá-lo para outro local. No carro, por exemplo, deve-se armazenar em ambientes térmicos e, chegando ao destino, congelá-lo da mesma forma.

Então, não é só chegar, tirar da sacola e guardar?

De forma alguma. Lavar bem os alimentos antes de guardar em geladeiras, por exemplo, é indispensável. Aquele velho conselho de lavar as latas de refrigerantes e bebidas alcóolicas continua valendo, e pode evitar uma série de complicações à saúde humana.

Por que?

Muitas bactérias podem ser transmitidas e causar doenças graves. Por isso, lavar bem as latas é essencial. Lavar com sabão e bucha, antes de armazenar.

Evitar comidas consideradas “pesadas” é sugestão ou é um mito?

A alimentação deve ser normal. Não há restrições por ser Carnaval ou qualquer outro dia. O problema são os excessos. Isso sim deve ser evitado. Mas comer arroz, feijão, e outros alimentos é preciso, e não deve ser evitado, mesmo se você for pular em um trio elétrico. O ideal, como disse, é não se exceder.

Mas existe uma alimentação ideal, leve?

Bem, comer de forma saudável diariamente é essencial. Sempre acrescentar frutas e verduras nessa “dieta”. Elas contêm os nutrientes necessários para dar força e boa disposição ao folião, além de ter a possibilidade de prejudicar menos a saúde do consumidor. Lavar esses alimentos também não pode deixar de ser feito.

E como deve ser esse consumo de verduras e frutas?

Bem: as verduras devem ser sempre bem lavadas e estar presentes nos pratos. As frutas ajudam a hidratar o corpo, por isso, dê preferência àquelas que possuem mais líquidos, como a melancia.

Sim. Atenção especial às crianças e aos idosos. A exposição ao sol desgasta o corpo e, por isso, hidratação sempre. Muita água, protetor solar, roupas leves, e sucos. Evitar refrigerantes. E para os adultos, consumir álcool é sim possível, apenas com moderação. E se perceber que algum alimento ou ingestão de bebida esteja fazendo algum efeito indesejado, procure um posto de saúde. O resto é consciência e desejar a todos um excelente carnaval.

Agência Alagoas