Geral

Coordenadores apostam em esforço coletivo para melhorar índices da Educação

23/02/2015
Coordenadores apostam em esforço coletivo para melhorar índices da Educação
Wilany Félix Barbosa, coordenadora de Arapiraca e região: “Vamos desenvolver o melhor trabalho possível (Foto: Ailton Cruz)

Wilany Félix Barbosa, coordenadora de Arapiraca e região: “Vamos desenvolver o melhor trabalho possível (Foto: Ailton Cruz)

Valorização do trabalho desempenhado pelos educadores do estado de Alagoas. É assim que o governador Renan Filho define a seleção dos 13 novos gestores que assumiram o comando das Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) nesta segunda (23), em solenidade oficial realizada no Palácio República dos Palmares.
Anteriormente escolhidos por indicação política, os coordenadores regionais passam a assumir a função por mérito, dedicação ao trabalho e resultados alcançados enquanto educadores.
O principal critério de seleção foi o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtido pela escola gerida pelos diretores, que também tiveram seus currículos avaliados.
Diretora da escola que obteve o maior Ideb (7,5), a Escola Municipal Santa Terezinha, em Coruripe, Fabiana Silva Rocha assume agora a 2ª CRE, que abrange o município de São Miguel dos Campos e região. Segundo a gestora, a experiência acumulada em dez anos em atividades pedagógicas vai nortear o trabalho à frente da coordenadoria.
“Precisamos trabalhar para que a escola seja atrativa, com foco no combate à evasão e a união e o engajamento de toda a equipe escolar. Além disso, é preciso qualificar educadores e monitorar a aprendizagem dos alunos para a melhoria do Ideb”, pontuou Fabiana, que alcançou índice de evasão nulo em 2013 enquanto atuava como diretora da escola.
A gestora acredita que a seleção por mérito “é um grande incentivo para os educadores do estado, que se sentem estimulados pela valorização do trabalho desempenhado com dedicação”.
Para a nova gestora da 13ª CRE, Mônica Sarmento, comandar a maior coordenadoria de ensino do estado, com 55 escolas vinculadas, “é um grande desafio, mas o compromisso é coletivo. O trabalho continuará sendo desenvolvido com dedicação e parceria, considerando as experiências e realidades de cada escola”. A coordenadoria abrange a região metropolitana que se estende por toda parte alta da cidade.
Segundo a coordenadora da 5ª CRE (Arapiraca e região), Wilany Félix Barbosa, a administração de 33 escolas da jurisprudência da coordenadoria também requer um esforço coletivo. “Vamos desenvolver o melhor trabalho possível, sempre com o suporte da Secretaria da Educação, para a melhoria dos índices apresentados pelas escolas do Agreste”, destacou.