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Calor eleva o custo da água para os foliões neste carnaval em Maceió

12/02/2015
Calor eleva o custo da água para os foliões neste carnaval em Maceió
Água mineral teve um aumento de 30,33% em Maceió, devido ao calor, segundo IPC (Foto: Internet)

Água mineral teve um aumento de 30,33% em Maceió, devido ao calor, segundo IPC (Foto: Internet)

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realizou, entre os dias 3 e 6 de fevereiro deste ano, o levantamento do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) para produtos e acessórios carnavalescos em diversos estabelecimentos comerciais da capital alagoana. Entre os itens pesquisados, a água mineral teve um aumento de 30,33%, devido ao calor.
Segundo a pesquisa, o grupo de bebidas demonstrou a maior alta entre os itens. Além da água, produtos como refrigerantes e cervejas tiveram aumentos de 8,87% e 7,48%, respectivamente, comparado ao mesmo período do ano de 2014.
“Nesta época de carnaval, é comum que alguns produtos fiquem mais caros. Devido ao aumento da temperatura, a demanda pela água mineral cresceu bastante. Por isso, o valor do item teve um aumento significativo”, explica o coordenador do levantamento do IPC na Seplag, Gilvan Sinésio.
Outro grupo que apresentou variação foi o de Lazer e Descartáveis. De acordo com o levantamento, as maiores altas foram os copos descartáveis e a piscina plástica com 9,92% e 7,46% respectivamente. Já a maior queda de preços ficou com os pratos descartáveis em 3,86%.
Em relação aos itens e acessórios que mais compõem a festa dos foliões, as variações foram positivas e elevadas de forma moderada. No entanto, o que mais chamou a atenção foram as máscaras, que tiveram aumento de 18,50%, devido ao aumento no custo de produção do material plástico, que é proveniente do petróleo. As fantasias adultas baratearam, em 0,87%, enquanto que as infantis aumentaram em 11,93%.
“Sabemos que com o carnaval a procura por fantasias infantis e máscaras cresce bastante. Apesar da alta nos produtos, os consumidores ainda investem nestes itens. Esse aumento é um reflexo do aquecimento do comércio nesse período”, destaca Sinésio.