Geral

Alagoas inicia preparativos para a edição 2015 do Programa Profuncionário

21/02/2015
Alagoas inicia preparativos para a edição 2015 do Programa Profuncionário
Próximo passo da coordenação é preparar o planejamento estratégico. (Foto: José Demétrio)

Próximo passo da coordenação é preparar o planejamento estratégico. (Foto: José Demétrio)

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do gabinete da Secretaria de Educação do Estado (SEE), representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da própria SEE, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) instituíram a Coordenação Estadual do Profuncionário em Alagoas. O Profuncionário é um programa do governo federal que visa a formação dos funcionários de escola efetivos em habilitação compatível com a atividade que exerçam na unidade de ensino.
A Secretaria de Estado da Educação foi eleita para exercer o comando da coordenação e, até a próxima sexta-feira (27), as cinco instituições que compõem o grupo deverão apontar os dois nomes que as representarão, como titular e suplente, junto à coordenação local do Profuncionário.
Segundo a consultora educacional do MEC, Roberta Rossi, as decisões tomadas foram muito positivas e mostram o interesse do Estado em promover o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, a melhoria da qualidade da educação.
“Estamos trabalhando desde o ano passado em relação à demanda de Alagoas e de outros estados, e a instituição da coordenação local, com participação atuante dos cinco atores. É um passo muito importante dado pelo Estado”, avalia.
A consultora explicou ainda que o próximo passo da coordenação é preparar o planejamento estratégico que apontará como se dará o atendimento às necessidades de qualificação do estado. Para isto, serão enviados à secretaria e ao Ifal, até o dia 27, instrumentos de pesquisa para identificação desta demanda. “O objetivo é avaliar demanda e oferta, pois qualidade do curso é uma preocupação do MEC”, ressalta Roberta Rossi.

Valorização – A superintendente de Política Educacional da SEE, Claudiane Pimentel, destaca a importância do programa na capacitação de servidores da Educação.
“Sabemos das necessidades dos nossos servidores e este programa agrega valor e os qualifica dentro de sua área de atuação, melhorando a prestação do serviço. É uma formação em serviço, voltada diretamente para a função que desempenha. Enquanto SEE, nosso desafio será prover a infraestrutura dos polos para atender essa demanda”, avalia a superintendente.
A próxima reunião da coordenação ficou agendada para o dia 18 de março, na SEE, com a representação do MEC.