Geral

Água jorra de teto da UTI do hospital de Santana de Ipanema

20/02/2015
Água jorra de teto da UTI do hospital de Santana de Ipanema

foto655

As fortes chuvas que caem em Alagoas nos últimos dias causaram prejuízos em vários pontos, mas também mostraram a fragilidade de alguns locais onde riscos podem causar sérios danos a quem se utiliza dele. A unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, é um exemplo. Caixas d’agua foram colocadas nos corredores para conter a água das chuvas, que também danificaram macas e equipamentos.
As imagens mostrando a situação que o hospital funcionou foram enviadas ao Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal). Em uma delas, uma funcionária tenta retirar equipamentos e uma maca do lugar onde água jorrava pelo teto.
Outra imagem mostra duas caixas de água no meio de um dos corredores. Os funcionários afirmam que mesmo com esta situação, a UTI da unidade está funcionando normalmente. Parte do forro desabou e quatro dos dez leitos foram interditados por conta da inundação do setor.
Outra queixa feita ao Sindicato foi com relação ao pagamento dos salários. A direção até o momento só efetuou o pagamento de 40% referente a janeiro e não deu previsão de quando seria quitado o restante do débito com os trabalhadores.
Mário Jorge, presidente do Sateal, disse que irá protocolar na próxima semana ofícios no Ministério da Saúde e na Controladoria Geral da União pedindo o acompanhamento do fato.
“Mais uma vez cobramos dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho providências para o caso. A população merece respeito e atendimento digno. O que está em jogo não é só a saúde do profissional, mas acima de tudo a do paciente que estiver internado. O gestor municipal e a direção do hospital não dão importância ao setor saúde, mas o caso merece ser apurado”, completou.
O hospital Clodolfo Rodrigues de Melo já foi condenado pela 19ª Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas a pagar uma multa por conta de irregularidades trabalhistas que foram denunciadas pelo Sateal.