Geral

Secretária da Cultura busca parcerias em Brasília para ampliar projetos

13/01/2015
Secretária da Cultura busca parcerias em Brasília para ampliar projetos
“Nós estamos trabalhando com amplo diálogo e participação social no debate da política cultural. Vamos buscar formas inovadoras de gestão”, afirma Mellina Freitas (Foto: Adailson Calheiros)

“Nós estamos trabalhando com amplo diálogo e participação social no debate da política cultural. Vamos buscar formas inovadoras de gestão”, afirma Mellina Freitas (Foto: Adailson Calheiros)

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, participou, nesta segunda-feira (12), da solenidade de posse do novo ministro da Cultura, Juca Ferreira. A cerimônia aconteceu no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília, e contou com a presença maciça de artistas, produtores culturais, grupos e coletivos culturais, ministros de Estado, parlamentares e outras autoridades.
Mellina Freitas destacou a importância de estreitar a relação com o ministério. “O ministro Juca Ferreira é muito preparado e abriu as portas para o diálogo, se comprometendo com as nossas demandas. Que será o pressuposto da nova gestão. Conversamos sobre parcerias para ampliar os projetos e criar uma rede de cooperação no segmento cultural”, disse.
O ministro Juca Ferreira se reuniu com secretários estaduais e municipais de Cultura. Na oportunidade, a secretária defendeu um trabalho articulado com o Governo Federal para o fomento da Cultura. “O pacto com a União deve visar a busca de recursos e novas parcerias, como também o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a Cultura”, afirmou Mellina Freitas.
A secretária ressaltou os novos projetos da pasta em Alagoas. “Nós estamos trabalhando com amplo diálogo e participação social no debate da política cultural. Vamos buscar formas inovadoras de gestão. As novas ações da Cultura são voltadas para o fomento e engrandecimento do setor no Estado”, disse Mellina.
O novo ministro assegurou para os chefes das pastas que o governo federal irá rever o processo do Sistema Nacional de Cultura, além de auxiliar na formação dos gestores culturais. Mellina Freitas reforçou a importância do alinhamento entre os governos. “As reuniões e encontros foram muito importantes para a troca de informações que irão permitir o aperfeiçoamento dos resultados nos programas desenvolvidos pela Secult/AL”, concluiu a secretária.

Visitas

A secretária de Estado da Cultura visitou, na manhã desta terça-feira, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Acompanhada da secretária adjunta Rosiane Rodrigues e dos superintendentes, Mellina Freitas conheceu as instalações e os funcionários do equipamento cultural.
“Este espaço é fundamental para a história de Alagoas. Teremos um olhar especial para a Biblioteca, para fazer dela referência na Cultura”, afirmou a secretária.