Brasil

Rio de Janeiro: Prefeitura libera parte do Engenhão para o Campeonato Carioca 2015

10/01/2015
Rio de Janeiro: Prefeitura libera parte do Engenhão para o Campeonato Carioca 2015
A primeira partida que será realizada após a interdição do estádio está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, pelo campeonato carioca 2015, quando o Botafogo vai estrear na competição contra o Boavista, às 17h.

A primeira partida que será realizada após a interdição do estádio está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, pelo campeonato carioca 2015, quando o Botafogo vai estrear na competição contra o Boavista, às 17h

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou ontem (9) a liberação de parte do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, administrado pelo Botafogo de Futebol e Regatas, para a realização dos jogos do Campeonato Carioca 2015, após reunião realizada entre o prefeito Eduardo Paes e o presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira.
Segundo informações técnicas do Consórcio Engenhão, responsável pelo projeto de reforma da cobertura do estádio, todo o anel inferior da arquibancada, num total de 20 mil lugares, será liberado imediatamente para a realização dos jogos do campeonato. Além do anel inferior da arquibancada, também estarão disponíveis os 1.200 camarotes e as cabines de rádio e TV.
De acordo com o cronograma de abertura apresentado, os assentos do anel superior começarão a ser liberados gradativamente a partir de março. Segundo o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, a liberação de parte do estádio marcará o reencontro da torcida com o time de futebol. “Com isso [a liberação], a gente vai poder marcar o reencontro da torcida do Botafogo com o time de futebol dentro do nosso estádio, o que é uma notícia muito positiva e mais um passo para o resgate da auto-estima do botafoguense”, disse.
O presidente do clube disse também que a expectativa é de que esteja tudo em ordem e em boas condições nas obras já entregues pela prefeitura. Além disso, acrescentou que a administração do clube fará uma revisão completa nas áreas que serão liberadas para adequá-las e receber o torcedor da melhor maneira possível. Ele aproveitou para informar que, na próxima semana, irá apresentar um ofício ao prefeito com a solicitação de mudança no nome do estádio.
“Na próxima semana vamos apresentar um ofício ao prefeito manifestando o interesse do Botafogo em trocar o nome do estádio para Estádio Olímpico Nilton Santos, fazendo uma homenagem ao maior atleta do Botafogo e um dos maiores da história da Seleção Brasileira”, explicou.
O Engenhão foi interditado em 2013 após o anúncio de que a cobertura do estádio não oferecia condições mínimas de segurança para os torcedores. Após a retirada das escoras utilizadas durante a construção, houve um deslocamento maior do que o esperado na estrutura do estádio. Na ocasião, a comissão que avaliou a situação decidiu que o reforço nas estruturas deveria ser feito de forma imediata.
O Estádio Olímpico João Havelange foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e inaugurado em junho do mesmo ano. A construção foi feita pela prefeitura no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. Após licitação vencida pelo Botafogo, o clube passou a disputar seus jogos no local, além de administrá-lo e explorá-lo comercialmente. Em 2009, o clube contratou uma empresa para auxiliar na exploração do estádio. Uma das primeiras medidas adotadas foi a alteração do nome para Stadium Rio.
A primeira partida que será realizada após a interdição do estádio está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, pelo campeonato carioca 2015, quando o Botafogo vai estrear na competição contra o Boavista, às 17h.