Geral

Programa de Esporte e lazer da Cidade será diferencial em bairros da capital

30/01/2015
Programa de Esporte e lazer da Cidade será diferencial em bairros da capital
Claudia Petuba lembrou que Pelc dispõe sobretudo de palestras com abordagem pedagógica. (Foto: Adailson Calheiros)

Claudia Petuba lembrou que Pelc dispõe sobretudo de palestras com abordagem pedagógica. (Foto: Adailson Calheiros)

A secretária adjunta de Educação, Esporte e Lazer, Cláudia Petuba – futura titular da pasta a ser criada -, quer integrar as pequenas comunidades dos bairros da capital a princípio por meio de atividades físicas e esportivas. A intenção dela é concretizar este sonho por meio do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). O programa faz parte do Plano de 100 dias apresentado ao governador Renan Filho, nesta sexta-feira, 30.
De acordo com a secretária, o Pelc atinge todos os públicos em várias perspectivas. “Todas as faixas etárias serão beneficiadas. Crianças, jovens, adultos e idosos. A promoção da prática esportiva não será exclusividade. A particularidade é a conscientização de se identificar enquanto comunidade, através de palestras de cunho pedagógicos-educacionais. Além, é claro, de um trabalho coletivo, envolvendo atividades físicas e esportivas”, ressaltou Petuba.
A garantia de R$ 400 mil, recurso que já estava depositado há meses no Estado, depende do aval de Brasília-DF. Técnicos da pasta recorrem ao Ministério do Esporte para estender o prazo.
Os bairros beneficiados são sete, sendo seis deles inseridos no Programa Polícia Comunitária. Os bairros do Vergel do Lago e Benedito Bentes vão beneficiar 400 pessoas, cada; e dependem exclusivamente dos recursos depositados através do Fundo Nacional do Esporte.
Já as bases comunitárias do Osman Loureiro, Jacintinho, Santa Maria e Conjunto Selma Bandeira serão favorecidas por meio de convênio com a Universidade Federal de Alagoas.
“Já me reuni com o reitor Eurico Lôbo e até início de março queremos implantá-los, com a ajuda de estudantes e professores da área de educação física, da Ufal, por meio de cessões,” completou a secretária.
Bebedouro é o outro bairro que será beneficiado.