Cidades

Maceió: Benedito Bentes passa a ser referência na educação do Estado

20/01/2015
Maceió: Benedito Bentes passa a ser referência na educação do Estado
O governador Renan Filho percorreu dependências da escola e disse: É um modelo para encaminhar o jovem para o mercado de trabalho

O governador Renan Filho percorreu dependências da escola e disse: É um modelo para encaminhar o jovem para o mercado de trabalho

    O Benedito Bentes, o maior bairro da capital e do Estado, com mais de 170 mil habitantes, será também uma referência na educação. Já a partir de fevereiro, funcionará na localidade a primeira escola de tempo integral profissionalizante de Alagoas. Possivelmente em março, outra importante conquista: a abertura de um centro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os dois espaços foram visitados, nesta terça-feira (20), pelo governador Renan Filho.
A Escola Estadual Marcos Antônio, localizada próximo ao terminal de ônibus, vai atender inicialmente a 315 alunos. O diferencial da unidade são as atividades oferecidas além do ensino acadêmico. “À tarde, depois do almoço, aos estudantes será dado reforço escolar, acesso à cultura e esporte, e, a cada ano, eles farão um curso profissionalizante, em parceria com a iniciativa privada, o Governo Federal. É um modelo para encaminhar o jovem para o mercado de trabalho”, explicou o chefe do Executivo.
O governador estava acompanhado pelo secretário da Educação Luciano Barbosa. O gestor anunciou a ampliação desse modelo. “Nossa pretensão é levar a escola de tempo integral profissionalizante a, pelo menos, 10 cidades do estado de Alagoas”, revelou. A unidade do Benedito Bentes será um marco para essa iniciativa.
Quanto ao centro de referência do Ifal, o espaço funcionará inicialmente numa escola cedida pelo Estado, recém-inaugurada. Por isso, a abertura está prevista já para março. De acordo com o reitor do Instituto, Sérgio Teixeira, o cursos inicialmente serão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Mulheres Mil, ambas iniciativas do Ministério da Educação.
A perspectiva do governador Renan Filho é aumentar o número de campi, em Alagoas, de 16 (com esse do Benedito Bentes) para 25, ao final dos quatro anos de Governo. Os dois próximos devem ser concretizados em Rio Largo e União dos Palmares. “O Ifal cumpre um grande papel. No resultado do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], mais recente, as escolas federais apresentaram média superior às das escolas particulares do país. Com a contribuição do Governo Federal, temos de levar o Ifal, de uma vez por todas, para todas as regiões do estado de Alagoas”, disse Renan Fillho.
A visita do governador foi acompanhada pelo vereador por Maceió Silvânio Barbosa, que ressaltou a importância das unidades para a comunidade do local. “Trata-se da realização de um sonho. Há uma demanda enorme. Nós temos o jovem, que hoje está na ociosidade e terá uma ocupação para trabalhar no mercado. Essa é uma perspectiva de desenvolvimento de qualidade de vida para a nossa população”, resumiu.
As vagas para a Escola Estadual Marcos Antônio foram disponibilizadas até domingo passado (18), por meio do sistema de pré-matrícula online. A prioridade será dada aos jovens da região.