Cidades

Jequiá da Praia realiza ação de combate à hanseníase

30/01/2015
Jequiá da Praia realiza ação de combate à hanseníase

 IMG-2015   Em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia realizou, nessa quinta-feira (29), uma manhã de conscientização sobre os cuidados, sintomas e tratamento da doença.
Equipes das Unidades de Saúde e da Vigilância Epidemiológica do município realizaram uma caminha de conscientização, convocando a população para saber mais sobre a hanseníase. De casa em casa, os agentes entregaram panfletos com informações sobre a doença, prevenção, sintomas, tratamento, entre outras coisas.
Além da caminhada e distribuição de panfletos informativos, durante a próxima semana, será realizado o atendimento das crianças que tiveram sintomas da hanseníase identificados durante a campanha de diagnóstico precoce da doença, realizada as escolas.
“As crianças que tiveram alguma mancha ou sintoma da hanseníase identificada estão sendo levadas para as Unidades de Saúde para passar por uma avaliação clínica. Caso seja confirmada a doença, o tratamento será iniciado imediatamente. As avaliações seguem até o final próxima semana”, disse a coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia, Jéssica Nazário.
Ainda de acordo com a coordenadora, o tratamento é realizado de forma gratuita, nas unidades de saúde de Jequiá da Praia.

   Sobre a Hanseníase

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente.  A transmissão da doença se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.

   Sintomas – A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.
Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração.
Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área. Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos.

 Tratamento – o tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antibióticos são usados para tratar as infecções, mas o tratamento completo é em longo prazo. Nas formas mais brandas demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves o tempo é de um ano ou mais.