Cidades

Jequiá da Praia implanta teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite em todas as Unidades de Saúde

29/01/2015
Jequiá da Praia implanta teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite em todas as Unidades de Saúde

   Jpeg A partir desta semana, todas as Unidades de Saúde de Jequiá da Praia estarão aptas a fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. O teste, antes realizado apenas em gestantes ou em campanhas de combate às doenças sexualmente transmissíveis, agora será disponibilizado para toda a população.
Os testes rápidos são gratuitos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e em apenas quinze minutos, o paciente já tem o resultado.
Para orientar a população de Jequiá da Praia, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações do “Fique Sabendo”, nas Unidades de Saúde. De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia, Jéssica Nazário, equipes de agentes de saúde estão convocando os moradores para participar as palestras.
“Estamos indo em todas as unidades de saúde para orientar os usuários sobre o teste rápidos. Nas palestras, nós mostramos o que é e como funciona o teste rápido, onde podem ser feito. Além disso, informamos que o teste e sigiloso”, explicou a coordenadora.
Ainda segundo Jéssica Nazário, cada unidade de saúde terá um dia específico para a realização dos testes. Duas unidades, a Sinhá Cavalcante e a Alagoinhas, já estão realizando os testes nas segundas e sextas-feiras, respectivamente. As demais unidades de saúde divulgarão os dias da realização dos testes durante as palestras do “Fique Sabendo”.