Política

Empresário Alfredo Brêda assume a presidência do Sinduscon-AL

27/01/2015
Empresário Alfredo Brêda assume a presidência do Sinduscon-AL

Foto: Claudemir Mota

Foto: Claudemir Mota

Uma das entidades mais representativas do segmento empresarial de Alagoas empossou na noite desta segunda-feira seu novo presidente. Eleito por aclamação em novembro do ano passado, o engenheiro civil e empresário Alfredo Brêda vai comandar o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) para o quadriênio 2015/2018 com a missão de fortalecer ainda mais o sindicato, responsável por uma das mais importantes cadeias produtivas do estado.
“Quero fortalecer ainda mais o Sinduscon. Meu objetivo é fazer com que a sociedade conheça mais o trabalho que é feito pela nossa entidade. Precisamos fazer com que os governos invistam mais em obras de infraestrutura e incentivem as empresas locais. Com as obras estruturantes vamos movimentar o mercado com a geração de emprego”, declarou o novo presidente do Sinduscon-AL.
Para Alfredo Brêda, o atual momento econômico do país tem refletido no setor da construção civil. Em Alagoas a cadeia produtiva da construção, que é uma das principais geradoras de emprego, vem sofrendo com a crise. Ele lembrou que em 2011 o número de empregados no setor o estado chegou a 36 mil. Hoje são aproximadamente 20 mil trabalhadores.
“A construção civil geralmente é a primeira que sofre com a crise, mas reconheço que nosso setor é forte e também é o primeiro a sair de uma crise. A indústria da construção tem que ser prestigiada por todos os governos.  É fácil gerar emprego na construção, basta ter obra. Com um emprego direto na construção civil uma empresa consegue gerar dois indiretos”, destacou.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do Sinduscon-AL afirmou que definiu sua gestão em três pilares: incentivar as empresas locais a investirem em um maior número de obras, sejam elas públicas ou privadas; investir na qualificação da mão de obra; e apoiar projetos e trabalhos sociais.

Foto: Claudemir Mota

Foto: Claudemir Mota

   Presente na solenidade, o governador Renan Filho destacou o papel importante da construção civil para o desenvolvimento de Alagoas como importante gerador de emprego. “A construção civil está presente em diversas áreas, seja na educação com a construção de escolas, seja na mobilidade urbana e tantas outras áreas. E um setor fundamental. 2015 será um ano de ajustes, mas asseguro que será o setor pode contar com o governo, através das obras. É fundamental que possamos garantir o pagamento que as empresas precisam para sobreviver e continuar gerando empregos”, afirmou o governador.
O prefeito Rui Palmeira também prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria do Sinduscon. Ele destacou a importância do setor no debate que envolve o Plano Diretor de Maceió. “Vamos aprofundar o debate de acordo com o que o setor da construção precisa”, ressaltou o prefeito de Maceió.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra, os empresários da construção civil, assim como de outros setores, têm sofrido com o sistema tributário e a burocracia. “A construção civil merece o respeito, é um exemplo porque sabe fornecer resposta ao governo. Foi assim na construção das casas das enchentes”, disse o presidente da FIEA.
A solenidade de posse da nova diretoria do Sinduscon-AL foi prestigiada também pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Damasceno Freitas, o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Otávio Lessa, o Deputado Estadual Sérgio Toledo, representado o presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Federal eleito Marx Beltrão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Kennedy Calheiros, o presidente da Ademi-AL, Guilherme Melro, o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, o presidente do Secovi-AL, Nilo Zampieri, o presidente do Sebrae, Marcos Vieira, o Diretor Executivo da Organização Arnon de Mello, Luis Amorim, secretários de estado, representantes de entidades de classe e empresários.

    O novo presidente

Engenheiro civil formado pela Ufal, Alfredo Brêda é construtor desde 1991. Em 1997 ele criou a empresa Telesil para atuar na área de telecomunicações. Neste mesmo ano entrou no Sinduscon e no ano seguinte já estava fazendo parte da diretoria da entidade. Ele é o nono presidente do Sinduscon-AL. A entidade conta hoje com cerca de 200 empresas associadas.