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Arapiraca: Provinha Brasil é aplicada nas escolas da rede municipal

07/01/2015
Arapiraca: Provinha Brasil é aplicada nas escolas da rede municipal
A cidade de Arapiraca tem em seu quadro 56 escolas, sendo 10 em Tempo Integral.

A cidade de Arapiraca tem em seu quadro 56 escolas, sendo 10 em Tempo Integral.

    Em 2014, a cidade de Arapiraca superou a média do estado de Alagoas nos números apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ficando com 0,4 à frente. Neste ano, o desejo não é diferente.
Para tanto, nestas terça (7) e quarta-feiras (8), está sendo aplicada a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil/ teste 2, em todas as escolas da rede pública do município. Todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão fazendo exames de Língua Portuguesa e Matemática.
Para a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, é esperado que esse índice do Ideb suba um pouco mais, partindo do atual 4,1 para 4,4, ainda este ano, e 4,7 em 2017.
“Esses números mostram que seguimos no caminho certo para a evolução da Educação do nosso município. Acredito que, com o passar dos anos, esse índice se eleve com o apoio que vem sendo dado pela prefeita Célia Rocha, que tem se mostrado bastante sensível quando o assunto é cuidar das pessoas. Arapiraca alçará voos ainda maiores”, disse a secretária.
A cidade tem em seu quadro 56 escolas, sendo 10 em Tempo Integral, além de 26 Centros de Educação Infantil (CEI), as conhecidas creches municipais, as Bibliotecas Digitais nas praças, as “Arapiraquinhas”, e Centros de Apoio às Escolas da Rede Municipal de Ensino.

    Provinha Brasil

A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.
Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
O objetivo dela permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras.