Cidades

Arapiraca: Célia Rocha discute rumos da Educação com prefeitos do Agreste

30/01/2015
Arapiraca: Célia Rocha discute rumos da Educação com prefeitos do Agreste

 educ(2)   A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, se reuniu nesta quinta-feira (29), com 10 prefeitos alagoanos para definir os rumos da educação do estado. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges.
Ao lado da secretária Municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz, e da subsecretária da pasta, Patrícia Madeiro, a gestora pontuou a preocupação no âmbito regional. “Não basta apenas Arapiraca avançar neste sentido, mas todos os municípios em redor”, diz.
Por isso, ela salientou a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Márcio Marques, para que fique ciente do que poderá chegar em breve na plenária legislativa em prol de uma melhor educação para todos.
A reunião teve presença do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, e nela foram apontadas as principais dificuldades de cada cidade justamente no tocante educacional.
Na oportunidade, o advogado e consultor da AMA, Geraldo Monteiro, fez uma explanação acerca da expectativa dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2015 e também o piso do magistério.
Célia Rocha e o presidente da AMA defenderam que é necessária antes a realização de um estudo técnico sobre a administração dos recursos destinados para a educação para que as decisões sobre o setor sejam tomadas de forma coletiva pelos prefeitos reunidos. “Não existe educação de qualidade sem planejamento devido”, comenta Marcelo Beltrão, que é também prefeito de Jequiá da Praia.
As propostas do secretário de Estadual de Educação e vice-governador Luciano Barbosa começaram a ser discutidas pelos prefeitos. Ele apresentou, no dia 19 de janeiro, na sede da AMA, as propostas de municipalização da educação e a parceria entre estado e município para criar um novo modelo de gestão para a educação.
Este encontro foi o primeiro do processo de interiorização da AMA, que pretende realizar reuniões regionais periodicamente.
Estiveram nele ainda os prefeitos José de Sena Netto, o “Seninha”, de Coité do Noia; Álvaro Bezerra, de Lagoa da Canoa, e sua secretária de Educação, Cláudia Santos; Bruno Albuquerque, de Craíbas; Maria Conceição Tavares, de Traipu; Oliveiro Torres, de Igaci; Miguel Joaquim dos Santos, de Campo Grande; Veridiano Almir, de Feira Grande; e Maria Suzanice Higino, a “Suzi”, de Olho D’água Grande, além de Luiz César Soares, representando a AMA.