Cidades

Arapiraca: Célia entrega 50 moradias para famílias de agricultores

30/01/2015
Arapiraca: Célia entrega 50 moradias para famílias de agricultores

   casasdesta O sonho da casa própria já é uma realidade nas comunidades rurais em Arapiraca, que oficialmente é o primeiro município de Alagoas a iniciar a distribuição de moradias do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.
Na manhã desta sexta-feira (30), a prefeita Célia Rocha (PTB), o vice Yale Fernandes (PMDB), o secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, e o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), entregaram as primeiras 50 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida Rural, em parceria com o governo federal.
A solenidade ocorreu no Povoado Mundo Novo, e contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Márcio Marques (PSC); presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar em Alagoas (Fetag/AL), Genivaldo Oliveira; presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca, ex-vereador João dos Santos; o presidente da Associação dos Moradores de Mundo Novo, Renato de Souza.
Ainda estiveram presentes à cerimônia, a representante da Superintendência da Caixa Econômica Federal, Lúcia Mota, e o gerente da Caixa Econômica em Arapiraca, Myke Deyvid, bem como do representante do governo estadual, o assessor especial da Governadoria do Agreste, Josenildo de Souza, além de vereadores, secretários e secretárias municipais, lideranças políticas e comunitárias do município.

    Gratidão

Na abertura da solenidade, o presidente da Associação dos Moradores do Povoado Mundo Novo, Renato de Souza, agradeceu a prefeita Célia Rocha e o secretário de Agricultura, Rui Medeiros, pelo empenho em realizar o sonho de 21 famílias da localidade.
O presidente da Fetag/AL, Genivaldo de Oliveira, elogiou o pioneirismo de Arapiraca, com a entrega das primeiras moradias do programa de habitação rural em Alagoas.
Ele disse que a federação estará sempre do lado de iniciativas que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no campo.
O secretário municipal de Agricultura, Rui Medeiros, destacou o trabalho de toda equipe, reafirmando o compromisso da gestão da prefeita Célia Rocha com o desenvolvimento da cidade e, também, do meio rural.
Rui Medeiros adiantou que, nessa primeira etapa, serão entregues 100 moradias, mas a meta da gestão municipal é atender cerca de mil famílias em toda área rural de Arapiraca.

    Homenagem

Em seu fala, o presidente da Facomar, Brás Antônio de Farias, fez questão de salientar a parceria entre poder público, Câmara de Vereadores, prefeitura e movimento comunitário.
Brás aproveitou o momento para entregar duas placas de agradecimento, sendo uma para a prefeita Célia Rocha e a outra para a ex-secretária de Finanças, Edina Pereira, pelo empenho para tornar realidade o sonho de dezenas de famílias nas comunidades rurais.
Por sua vez, o deputado federal Paulão lembrou de sua participação nas lutas dos movimentos sindical e comunitário, elogiando a organização das associações de moradores de Arapiraca e o carinho da prefeita Célia Rocha com a causa dos agricultores e trabalhadores rurais.

    Mais verbas

O parlamentar anunciou que, além das emendas constitucionais já asseguradas em Brasília, ele garantiu esta semana mais R$ 1 milhão com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para serem investimentos na infraestrutura do meio rural em Arapiraca.
Bastante emocionada e feliz, a prefeita Célia Rocha agradeceu o empenho de todos que estavam presentes, incluindo a equipe de secretários e ex-secretários, o apoio do deputado Paulão, das associações de moradores, governo federal e Câmara Municipal, lembrando das primeiras ações quando foi prefeita pela primeira vez, ao lado da saudosa deputada federal Ceci Cunha.
“Esse é um momento de muita felicidade para mim. A gente fica renovada ao ver a alegria no rosto de vocês. Tudo isso serva de motivação para que a gente possa continuar cada vez mais trabalhando pelo bem de nosso povo”, completou a prefeita.

    Mais moradias

Outras duas localidades, Lagoa Cavada e Capim, estão sendo beneficiadas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Ministério das Cidades.
Após a entrega das primeiras moradias na comunidade de Mundo Novo, a prefeita Célia e comitiva visitaram as obras nas comunidades de Capim e Lagoa Cavada.
Já existe outro projeto de conseguir mais recursos para a construção de 900 casas em outras localidades da área rural.
O programa contempla agricultores familiares, trabalhadores rurais e quilombolas arapiraquenses que têm renda anual inferior a R$ 15 mil, desde que não possuam moradia e prestem declarações de adptidão (DAP), do sindicato, associações ou da Fundação Zumbi dos Palmares.
Todas as casas são acessíveis, dentro das normas federais de acessibilidade, e têm 64,3 m² de área, com dois quartos, duas salas, uma cozinha, uma varanda, uma área de serviço e um banheiro.