Geral

AirAsia: Autoridades indonésias anunciam ter recuperado 30 corpos

02/01/2015
AirAsia: Autoridades indonésias anunciam ter recuperado 30 corpos

airasia_a32    As autoridades indonésias anunciaram nesta sexta-feira (2) que recuperaram 30 corpos das 162 pessoas que viajavam no Airbus 320-200 da AirAsia, que caiu no mar de Java no domingo passado.
A Agência de Busca e Resgate indonésia informou que dez corpos já estão em Surabaya, cidade da ilha de Java de onde partiu o voo e onde muitos familiares das vítimas aguardam notícias; oito estão a caminho de Surabaya, quatro estão em Bornéu e oito a bordo das embarcações que os recolheram do mar.
O comandante do navio indonésio “Bung Tomo”, coronel Yayan Sofiyan, declarou ao canal de televisão local MetroTV que acreditam ter localizado, por meio de sonda parte da cauda do avião. “Encontra-se no fundo do mar, a cerca de 29 metros de profundidade”, afirmou. O diretor da agência de busca e resgate indonésia, Bambang Soelistyo, ressaltou que a informação ainda não foi confirmada.
As operações de resgate foram suspensas até sábado, embora prossigam os trabalhos de localizaçao da fuselagem do aparelho e das “caixas pretas”.
O voo QZ8501 da AirAsia partiu de Surabaya em 28 de dezembro e devia aterrissar duas horas depois em Singapura, mas caiu no mar de Java, no meio do trajeto.
A bordo seguiam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um singapurense, além de sete tripulantes.
O piloto contatou a torre de controlo na Indonésia, quando sobrevoava o mar de Java, no sul de Bornéu, e pediu autorização para virar à esquerda e subir dos 32 mil pés de altitude (9,76 quilómetros) até aos 38 mil (11,59 quilómetros) para evitar uma tempestade.
A torre de controle aprovou a operação imediatamente, mas alguns minutos depois não conseguiu estabelecer contato para autorizar a subida até aos 34 mil pés.
A Indonésia lançou uma operação internacional de busca e resgate, da qual participam vários países. O mau tempo e a forte ondulação na zona impediram, nos últimos dias, as buscas de vítimas e do aparelho, que pode se encontrar de 25 a 32 metros de profundidade .
As buscas estão concentradas em uma zona de 1.575 milhas náuticas quadradas – um décimo da superfície pesquisada na quinta-feira – com a participação de 29 navios e 17 aviões.
Em 2014, a companhia malaia Malaysia Airlines perdeu dois aviões.
O voo MH370 desapareceu no dia 08 de março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo. Uma semana depois do acidente confirmou-se que o último sinal foi recebido sete horas depois da partida, quando o aparelho sobrevoava o oceano Indico. Até agora, não se encontraram vestígios.
Em 17 de julho de 2014, morreram os 298 ocupantes do avião Boeing 777 da Malasya Airlines (voo MH17) abatido por um míssil na zona de conflito do leste da Ucrânia, onde combatem as forças governamentais e os rebeldes pró-russos.