Geral

A caminho do Show Rural, caravana da Carpil realiza visita em Brasília

31/01/2015
Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (30), a caravana da Carpil partiu em direção ao Distrito Federal e São Paulo realizando visitas técnicas, e finaliza o roteiro no Estado do Paraná para participar do 27° edição do evento tecnológico que acontece de 02 a 06 de fevereiro.

A ação é uma intercooperação entre a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e a Coopavel e vai proporcionar a troca de experiências e o contato com novas tecnologias a diversos produtores.

Em Brasília, a caravana teve a oportunidade de visitar a Cooperativa de Taquara -Cootaquara – a maior produtora, beneficiadora e distribuidora de pimentão do País e de várias hortaliças para conhecer os meios de produção e técnicas das estufas, central de embalagens e semi processamento de hortaliça como quiabo, beterraba, cenoura, berinjela, batata, pepino, tomate e várias folhosas á exemplo da alface, couve e cheiro verde no modelo tradicional.

Na produção da Cootaquara 30% da produção de hortaliça e frutas são comercializadas no Programa Nacional de alimentação escolar (PNAE). “O modelo trabalhado no Distrito Federal que recebe apoio do governo através da assistência técnica da Emater, e também de compra da parte da produção pela secretaria de educação, é um modelo a ser seguido que pode ser implementado no município de Igaci com a implantação da Rota da Fruticultura e a fábrica de beneficiamento de frutas em Igaci, e dessa forma garante ocupação, renda e desenvolvimento para o Estado” afirma o vereador Nildo Laurentino, do município de Igaci.

Para Luciano Monteiro com a troca de experiência e o conhecimento de novas tecnologias a realidade da agricultura no Nordeste está mudando. “Os resultados dessas experiências são fantásticos, a produção dos agricultores com as novas tecnologias tende a aumentar a renda” afirma.

Ainda, a caravana conheceu o modelo orgânico, e foi recepcionada pelo deputado estadual, Joe Valle, proprietário da fazenda Malunga localizada na Colônia Agrícola Lamarão, no Distrito Federal. Na ocasião foi apresentada a trajetória da fazenda, que é a maior em produção de hortaliças orgânicas da América Latina e produz 700 litros de leite orgânico dia a pasto com girolando e gir leiteiro, servindo de aprendizado e conhecimento para os componentes da delegação alagoana. “Tudo é possível quando se tem vontade, a parceria da Malunga com a Carpil é muito importante porque faz parte de 10% das visitas que recebemos ao ano, gostaria muito que a comercialização de produtos orgânicos fosse estendido para o Nordeste” disse Joe.

Vale ressaltar que a participação dos presidentes de associações, produtores beneficiários do crédito fundiário, técnicos e dirigentes de associações do crédito só foi possível devido a cooperação da Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério de Desenvolvimento Agrário através do instituto interamericano de cooperação agrícola, além da Prefeitura Municipal de Igaci, por intermédio do chefe do executivo, Oliveiro Torres Piancó. Municípios como Pão de Açucar, Tapera, Igací, Chá Preta, Santana do Mundaú, Craíbas, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Arapiraca, Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras e União dos Palmares foram beneficiados pela parceria.

Além do vereador por Igaci, Nildo Laurentino, uma delegação de produtores e produtoras rurais, técnicos e líderes de associações, assentamentos, beneficiários do crédito fundiário, cooperativas e de sindicatos do estado de Alagoas participam da viagem para participar da vigésima oitava edição do Show Rural Coopavel.

Um dos itinerários mais aguardados da viagem é a chegada á Cascavel (PR) que provavelmente acontece no domingo.

Assessoria