Geral

Televisões e peças de vestuário masculino são boas opções de presente no Natal

15/12/2014
Televisões e peças de vestuário masculino são boas opções de presente no Natal

Os eletroeletrônicos aparecem como uma boa opção de presente, tendo em vista a redução percentual de preço (Foto: Arquivo Secom)

Os eletroeletrônicos aparecem como uma boa opção de presente, tendo em vista a redução percentual de preço (Foto: Arquivo Secom)

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico divulgou, nesta segunda-feira (15), o resultado de um levantamento dos produtos mais procurados durante as festas de final de ano. O trabalho foi feito pela equipe do Índice de Preço ao Consumidor (IPC), que fez um comparativo com os valores referentes ao ano de 2013.
A pesquisa foi dividida em sete diferentes grupos, são eles: artigos de decoração, alimentos, bebidas, frutas, eletroeletrônicos, vestuário e calçado feminino e vestuário e calçado masculino.
Segundo o cálculo, dentro do grupo dos eletroeletrônicos, as televisões e os tablets aparecem como uma boa opção de presente, tendo em vista a redução percentual de 9% e 10,27%, respectivamente, quando comprados ao mesmo período de 2013. Já os celulares e os notebooks apresentaram um aumento médio de 9,46% e 13,28%.
Em relação às peças de vestuário feminino, apenas as saias (-3,58%), shorts (-13,35%) e sapatilhas (-5,69) apresentaram queda. Os demais variaram positivamente, tendo como destaque a calça comprida (16,35%), sapatos (14,37%) e os vestidos com 11,12%.
Já a maioria dos produtos de vestuário masculino obteve queda em seus preços, como é o caso da bermuda (-10,12%), do sapato (-5,09), tênis (-14,18%) e sapatênis (-1,72%). Já a camisa masculina apresentou um aumento significativo de 30,45%.
Para o gerente do IPC, Gilvan Sinésio, a queda do preço das televisões e dos tablets ocorreu, pois o mercado manteve descontos após a “Black Friday”, onde há uma diminuição significativa dos produtos. Em relação ao aumento da maioria dos itens de vestuário feminino e a diminuição dos artigos para homens, a explicação está relacionada à procura, tendo em vista que nesta época do ano são as mulheres que mais vão em busca de novas peças de roupa.

    Alimentos

A pesquisa identificou que dos sete produtos que costumam ser os mais procurados três apresentaram aumento – panetone (10,22%), queijo do reino (11,05%) e azeite (12,10%) – e quatro obtiveram queda. Dentre as reduções, destacam-se o chester (-15,59%), a azeitona (-18,25%) e o peru, com -8,71%.
Entre as frutas que fazem parte das ceias natalinas, a ameixa (24,55%), passas (10,48) e as frutas cristalizadas (23,92) foram os itens com maior crescimento. Castanha de caju, com -4,77%, a maçã (-3,40%) e o mamão (-4,59) obtiveram redução em relação a 2013. No grupo bebidas o espumante apresentou aumento de 5,01% e o vinho uma redução de -1,64%.

    Decoração

Por conta do aumento da carga tributária dos produtos importados, objetos de decoração como a bola de natal (40,08%) e a bota do Papai Noel (42,92%), que dão vida às árvores natalinas, apresentaram variação positiva este ano.