Geral

Sesau e SMTT orientam motoristas a prevenir acidentes no trânsito

18/12/2014
Sesau e SMTT orientam motoristas a prevenir acidentes no trânsito
Ideia é diminuir o ônus para o Sistema Único de Saúde (SUS) por causa do aumento no número de acidentados e sequelados do trânsito que são atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE) (Foto: Carla Cleto)

Ideia é diminuir o ônus para o Sistema Único de Saúde (SUS) por causa do aumento no número de acidentados e sequelados do trânsito que são atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE) (Foto: Carla Cleto)

  Mais de 500 motoristas de veículo e motos devem ser abordados, nesta quinta-feira (18), na campanha educativa de alerta “A pé ou no volante, gentileza constante”, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). No domingo (21), a mesma atividade acontece no trecho fechado do entorno da Praça Centenário, no Farol, no mesmo horário e com a mesma perspectiva no número de abordagens.
Segundo o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes Martin, o objetivo é mobilizar a sociedade para o respeito aos espaços no trânsito, à faixa de pedestre e semáforos, no sentido de que haja convivência agradável entre pedestres, condutores de veículos e motociclistas. De acordo com ele, a ideia é diminuir o ônus para o Sistema Único de Saúde (SUS) por causa do aumento no número de acidentados e sequelados do trânsito que são atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE).
Os técnicos da Sesau e educadores da SMTT distribuíram durante a manhã panfletos com frases de conscientização sobre como se comportar no trânsito, a exemplo de um no formato de garrafa escrito “Se não quer prejuízo, então toma juízo”; além de sacolas confeccionadas com material reciclável para o carro e adesivos com a temática da campanha.
Na opinião de Eloy, as compras de Natal e festa de fim de ano tornam as pessoas ainda mais apressadas e impacientes no trânsito, aumentando o risco de colisões e atropelamentos. “Estamos fazendo um apelo forte à sociedade. Esperamos que os motoristas e motociclistas sejam tolerantes e que, principalmente, recebam bem nossos turistas, mostrando que temos um trânsito ordenado e gentil”, reforçou.
O vendedor e motorista Sílvio Eduardo França Almeida considera importante campanhas educativas desta natureza para promover a curto e médio prazo mudança de postura no trânsito. “Perdi um amigo recentemente porque um motorista estava embriagado e bateu no carro dele. Beber e dirigir sempre representa um perigo e muitos ainda fazem isso, apesar de tanta campanha e advertências dos órgãos competentes”, disse Sílvio, em tom de lamento.
A assessora técnica da SMTT, Aldinete Dantas, afirmou que a parceria do órgão com a Sesau acontece desde 2007 e que o respeito à vida deve ser um cuidado permanente do condutor de veículo e dos pedestres. “O motorista deve respeitar o pedestre e quando trocarem de posição, lembrar que as duas partes merecem ser respeitadas”, ressaltou.
Para o motorista Bruno Gustavo Batista Sampaio, engenheiro civil, o respeito mútuo deve ditar regra no trânsito. “Procuro agir com cautela e respeito quando estou dirigindo, mas levo muita buzinada porque alguns entendem que estou atrapalhando”, salientou Bruno, deixando claro que pode até demorar a chegar ao trajeto desejado, mas não perde de vista o senso de responsabilidade com a vida.
Atividade conta com a participação de técnicos da Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau e educadores de trânsito da SMTT.