Geral

Seminário discute drogas e estratégias de prevenção com professores

19/12/2014
Seminário discute drogas e estratégias de prevenção com professores

Anjos da Paz é uma das iniciativas do Governo voltada ao combate às drogas (foto: Adailson Calheiros)

Anjos da Paz é uma das iniciativas do Governo voltada ao combate às drogas (foto: Adailson Calheiros)

  O I Seminário Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, realizado nesta sexta (19) e sábado (20), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, pretende debater com 700 professores da rede estadual e municipal de ensino as políticas públicas, contexto social e estratégias de prevenção do uso de drogas entre os jovens. Para isso, ampla programação com oficinas e mesas redondas com especialistas no tema foi montada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), organizadora do evento.
No primeiro dia, serão debatidas as políticas públicas sobre drogas em Alagoas e no Brasil, no período da manhã, e, à tarde, os conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção, seguida de mesa redonda com Márcia Guerra. Ela é militante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e vai tratar dos aspectos socioculturais e fatores de risco no uso de drogas por crianças e adolescentes. A programação da sexta-feira encerra-se com um debate sobre a legalização da maconha e seus impactos na juventude.
No sábado, parte dos educadores vai participar de uma oficina de construção de propostas para uma grande campanha de prevenção às drogas em Alagoas em 2015, que serão apresentadas e discutidas por todo grupo no período da tarde.
Enquanto isso, serão feitas duas mesas redondas: “Prevenção e uso de drogas na adolescência”, com Cesar Pazinatto, especialista em Programas de Prevenção de Drogas em Escolas, e “Prevenção nas Escolas – o que funciona?”, com Luca Santoro – especialista em Dependência Química pela Unifesp.
A manhã será encerrada com um debate sobre jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil, mediado por Rayssa Coutinho, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned).