Geral

Realização do Cenáculo Mariano é suspensa ao completar 20 anos

08/12/2014
Realização do Cenáculo Mariano é suspensa ao completar 20 anos

mariano 1O Cenáculo Mariano, uma festa de fé e louvor à Nossa Senhora da Conceição que já foi considerado o maior evento religioso do agreste e sertão de Alagoas, que acontece todo dia 8 de dezembro em Palmeira dos Índios, este ano não será celebrado. Esse era o evento cristão católico mais aguardado e popular de Palmeira dos Índios, durante 20 anos.
Mas segundo religiosos por falta de apoio financeiro, o evento que ano passado foi realizado no Parque São José (antes era realizado no Estádio Juca Sampaio) não será organziado este ano.
O idealizador do evento é o hoje Bispo do Ordinariado Militar Francisco Falcão de Barros, que durante anos coordenou o evento em Palmeira dos Índios, realizando sempre no Estádio Municipal Juca Sampaio, atraindo milhares de fieis de várias localidades de Alagoas e até de estados vizinhos.
Em sua última Missa como Pároco, há mais de 4 anos, Dom Francisco Falcão, antes de assumir sua Cátedra em Brasília, revelou que tinha escolhido o padre Thiago Henrique, reitor do Seminário Diocesano, para assumir e animar com apoio dos fiéis esse evento que já é tradicional no Agreste Alagoano.
Mas de lá para cá o evento foi perdendo força em virtude da falta de apoio financeiro parasua realziação.
A prefeitura Municipal manteve como feriado municipal o dia 8 de Dezembro – dia consagrado à Imaculada Conceição da Virgem Maria.
O que será feito em Honra da Augusta da Mãe de Deus nesse dia, ninguém sabe. Não se tem informações de que exista algo preparado para esse dia. Com certeza será uma lacuna enorme no coração e na alma dos devotos da Virgem Maria. Uma lamentável e surpreendente notícia para a população católica palmeirense que deixará de louvar, no aniversário de 20 anos do evento, pela primeira vez a Imaculada Virgem do Amparo como outrora acontecia. O que esperar dos outros anos?!

Imaculada

Considerada a maior devoção nacional, patrona do feriado religioso mais popular e unânime do Brasil, o culto à santa apaixona multidões. As praias, em face do sincretismo religioso, e de um modo genuinamente popular de celebrar o amor a ela, se enchem de norte a sul. As igrejas, praças, santuários de todo o Brasil reúnem milhões de devotos.
É o caso mais notável de adoração de todo o povo. Seu nome inspira toda uma tradição de arte, de hinos, de práticas e louvores entusiasmados da nação. O Cenáculo Mariano é a primeira versão local criada no município que se consolida como uma tradição e se consagra como um sucesso ano a ano, desde o primeiro, há 17 anos atrás.
O dia 8 de dezembro é consagrado ao dogma da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria pelo papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus de 8 de dezembro de 1854. No documento reconhece como dogma da igreja e artigo de fé a verdade admitida em toda a tradição cristã da santidade da Imaculada Conceição, “preservada imune de pecado original”.
O texto papal diz: “é de Deus revelada a doutrina que sustenta que a bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, e dessa maneira deve ser amada firme e constantemente por todos os fiéis”.