Cidades

Premiado documentário de Arapiraca é destaque no Sesc TV

30/12/2014
Premiado documentário de Arapiraca é destaque no Sesc TV

doc4Esta passagem de ano será especial para os produtores e personagens do premiado documentário arapiraquense “Salão dos Artistas”. Isto porque, durante uma semana, ele será exibido no Sesc TV, por meio do programa “Arteiros”.

Ele recebeu o “Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano”, na 3ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, e agora é destaque no programa televisivo do Serviço Social do Comércio (Sesc), nesta terça-feira (30), às 21h; na quinta (1º), 9h; sábado (3), às 18h; no domingo (4), 2h e 23h; e segunda-feira (5), às 7h.

A programação do “Arteiros” será extensa e, além do Salão dos Artistas, que tem direção coletiva, haverá a cineasta Rebeca Chavez fazendo comentários sobre os docs “Do Morro?”, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro, e “Yo Dual”, de Alana Simões, os quais também falam sobre pessoas que têm na arte um meio de expressão vital.

Para mais informações, clique aqui. Para assistir ao programa, basta sintonizar no Sesc TV ou acessar osesctv.org.br/aovivo.

Doc

O documentário “Salão dos Artistas” trata da vida de Cecílio Francisco da Silva, mais conhecido como “seu Cecílio”, de 75 anos. O pernambucano de Taquaritinga do Norte veio para Arapiraca com pouca idade e se tornou mestre na afinação de sanfonas.

Apenas ele executa este difícil ofício na região e é referência para todos os músicos de Alagoas.

Autodidata, quando jovem, ele desmontou por curiosidade um instrumento e daí nasceu seu interesse pela profissão. Além desta, seu Cecílio aprendeu a função de barbeiro e abriu o “Salão dos Artistas”, ponto cultural de encontro de sanfoneiros e interessados em música, bem como simples clientes, local este que fica nas imediações da Praça dos Curis, bairro do Centro.

Em setembro de 2013, seu Cecílio foi aclamado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), como meste da Cultura Popular Tradicional, em cerimônia realizada no Museu Zezito Guedes.

Por: Assessoria