Geral

Multiplicadores em Segurança e Saúde no Trabalho são capacitados em AL

02/12/2014
Multiplicadores em Segurança e Saúde no Trabalho são capacitados em AL
Curso tem como meta capacitar cerca de 2.400 agentes de vigilância em saúde do trabalhador (Foto: Olival Santos)

Curso tem como meta capacitar cerca de 2.400 agentes de vigilância em saúde do trabalhador (Foto: Olival Santos)

  A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (1º) o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador. A capacitação acontece no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP/AL), localizado no Pinheiro, e prossegue até a sexta-feira (5).
A capacitação faz parte de um projeto desenvolvido pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem como meta capacitar cerca de 2.400 agentes de vigilância em saúde do trabalhador em todo o Brasil. Em Alagoas, o Curso Básico tem como facilitadoras representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest/PB).
Para a coordenadora estadual do Cerest/PB, Celeida Barros, as pessoas têm uma visão errônea sobre as ações de vigilância em saúde do trabalhador. “Para mudar essa concepção, é necessária a presença do trabalhador, como ator principal da mudança, visto que ele vivencia e ainda tem o olhar do local em relação a riscos no ambiente de trabalho”, esclareceu a coordenadora.
A diretora do Cerest em Alagoas, Gardênia Santana, informou que o curso vai garantir conhecimento para que a política seja implementada no Estado, com a visão de integração e intersetorialidade. “Para realmente modificar o processo de trabalho, é imprescindível o trabalhador estar presente nas ações, que envolvem várias áreas afins”, disse Santana.

    Municípios

O curso é destinado aos representantes dos Núcleos Regionais de Vigilância à Saúde do Trabalhador de Matriz do Camaragibe, União dos Palmares e Penedo; do Cerest de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema; além dos profissionais que atuam nas Vigilâncias Sanitárias, Epidemiológicas e Ambientais.
A gerente do Cerest de Arapiraca, Maria Lúcio Barbosa, é uma das participantes do Curso, que é voltado à atualização teórica dos profissionais e ainda a atividades práticas, que acontecem com a inspeção em ambiente do trabalho. Segundo ela, a expectativa é grande para se tornar multiplicadora dos conhecimentos adquiridos.
“Espero que o curso venha a contribuir para o trabalho, para assim desempenhar ações com mais consistência – o que vai proporcionar melhores condições ao trabalhador”, disse Maria Lúcio Barbosa, que faz parte de um Cerest que atende a 25 municípios da 7ª e 8ª regiões de saúde.