Geral

Memorial no Estádio Rei Pelé vai retratar vida e conquistas da jogadora Marta

23/12/2014
Memorial no Estádio Rei Pelé vai retratar vida e conquistas da jogadora Marta

Memorial Rainha Marta está localizado no Estádio Rei Pelé (Fotos: Lula Castello Branco e Valdir Rocha)

Memorial Rainha Marta está localizado no Estádio Rei Pelé (Fotos: Lula Castello Branco e Valdir Rocha)

Ícone do esporte, a alagoana eleita cinco vezes melhor jogadora de futebol do mundo, Marta Vieira da Silva, ou simplesmente Marta, foi homenageada pelo Governo do Estado, na manhã desta terça-feira (23), no Estádio Rei Pelé, com a inauguração do Memorial Rainha Marta, espaço que vai retratar a vida e as conquistas desta ilustre alagoana.
Na oportunidade, o governador Teotonio Vilela destacou o esporte como elemento de superação, ressaltando o exemplo da alagoana natural de Dois Riachos. “É muito importante reconhecer a capacidade de superação desta sertaneja que, através do esporte, do Futebol, elevou o nome de Alagoas. Com seu exemplo, levanta a autoestima de crianças, mulheres, dos alagoanos. É um orgulho para todos nós”, declarou.
Já o secretário da Infraestrutura, Marcos Vital, ressaltou a satisfação de poder ter contribuído para a concretização dessa obra que servirá como um ponto educativo e turístico. “Estou feliz e orgulhoso de participar desse momento. O Governo de Alagoas está deixando um legado importante para os alagoanos”, fala.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, também destacou o exemplo da jogadora para o público feminino e para juventude. “Ela representa a superação dos desafios da mulher nordestina. É a quebra de um paradigma de que mulher não pode jogar futebol. E, principalmente, um exemplo para nossas crianças e jovens de Alagoas”, destaca.
Emocionada, Marta agradeceu ao Governo por ter lhe proporcionado este momento e também falou sobre o papel que o esporte tem para o futuro das crianças. “Este momento é de grande emoção. Vou ficar agradecida pelo resto da vida. Estou muito feliz em estar fazendo algo pelas crianças, em mostrar que, através do esporte, nós podemos mudar uma realidade”, destacou.
De acordo com o secretário Adjunto do Esporte, Jorge VI, o memorial será mais um ponto de atração turística do complexo do Estádio Rei Pelé, que conta ainda com o museu dos esportes Edvaldo Alves Santa Rosa, uma homenagem também a outro alagoano ilustre, o ex-jogador de futebol Dida.
“É um dia histórico para o esporte alagoano. Além da justa homenagem a Marta, que é uma referência para jovens e adultos, agradecemos ao Governo do Estado pelo compromisso, pois foi o único a injetar recursos diretos no esporte”, ressaltou Jorge VI.