Brasil

Inscrições abertas para os Encontros com o Cinema Brasileiro

22/12/2014
Inscrições abertas para os Encontros com o Cinema Brasileiro
Inscrições até 12 de janeiro para a 9ª Edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro. (Foto: Marianna Amill)

Inscrições até 12 de janeiro para a 9ª Edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro. (Foto: Marianna Amill)

Estão abertas, a partir desta segunda-feira 22 até o próximo dia 12 de janeiro, as inscrições para a primeira etapa da nona edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da Ancine em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, que tem como proposta aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com curadores dos principais festivais de cinema do mundo.
Em sua primeira edição de 2015, o programa trará ao Brasil o diretor artístico da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Charles Tesson, para assistir a longas-metragens brasileiros inéditos recém-finalizados ou em processo de finalização. Excepcionalmente nessa etapa, por causa do recorte de programação do festival, os organizadores aceitarão inscrições apenas de filmes de ficção que sejam o primeiro ou o segundo longa-metragem de seus realizadores.
Charles Tesson assistirá a sessões exclusivas entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A Semana da Crítica do Festival de Cannes, na França, acontece entre os dias 14 e 22 de maio de 2015.

Inscrições

Os interessados em incluir seus filmes na programação devem preencher o formulário de inscrição disponível no Portal ANCINE até o dia 12 de janeiro e indicar um link onde esteja disponível um teaser ou trailer com duração entre 2 e 5 minutos, legendado em inglês.
O curador receberá as informações das inscrições e os respectivos links e fará uma lista com dez filmes, dos quais ao menos dois deverão ser de associados do Programa Cinema do Brasil, parceiro dos Encontros.
Os produtores responsáveis pela inscrição de filmes que não sejam selecionados para projeção em sala de cinema podem, caso seja de interesse, enviar para a Ancine cópias digitais (em DVD ou Blu-ray) de seus trabalhos, que serão entregues em mão para os curadores dos festivais.
Ainda em janeiro, serão abertas inscrições para a segunda etapa dessa edição, quando o Programa trará ao Brasil representantes de outras seleções do Festival de Cinema de Cannes.
Aqui o regulamento da 9ª edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Veneza, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.