Geral

Hemoal prorroga Campanha de Doação de Sangue até próxima sexta-feira

02/12/2014
Hemoal prorroga Campanha de Doação de Sangue até próxima sexta-feira

  O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) prorrogou até a próxima sexta-feira (5), a Campanha de Doação de Sangue iniciada no último dia 24 de novembro. O objetivo da ação, que está distribuindo uma camisa para os voluntários, é formar um estoque estratégico de sangue para atender a grande demanda transfusional do fim de ano.
Segundo o Hemoal, em razão das férias de dezembro e das confraternizações, aumentam os acidentes e, consequentemente, o consumo de sangue, segundo estatísticas divulgadas pela direção do Hemocentro.  “O consumo de sangue durante as festas de fim de ano dobra, por isso estendemos a campanha até a próxima sexta-feira. Até lá esperamos contar com a sensibilidade dos alagoanos que nunca doaram sangue”, ressalta a assistente social Maria das Graças Padilha.

Campanha objetiva sensibilizar principalmente as pessoas que nunca doaram sangue (Foto: Carla Cleto)

Campanha objetiva sensibilizar principalmente as pessoas que nunca doaram sangue (Foto: Carla Cleto)

    Postos de Coleta

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h.
Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.