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Governo do Estado capacita 24 mil servidores públicos em oito anos

20/12/2014
Governo do Estado capacita 24 mil servidores públicos em oito anos

O Programa de Valorização do Servidor é uma das marcas da gestão de Teotonio Vilela, que visa melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos (Foto: Ascom Segesp)

O Programa de Valorização do Servidor é uma das marcas da gestão de Teotonio Vilela, que visa melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos (Foto: Ascom Segesp)

  O Governo de Alagoas capacitou 24 mil servidores públicos em oito anos de gestão. As capacitações estão inseridas no Programa de Valorização do Servidor, gerido pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por intermédio da Escola de Governo de Alagoas (Egal) e parcerias com a Faculdade Getúlio Vargas/ FAN- FGV e o Instituto Cidadão.
O Programa de Valorização do Servidor é uma das marcas da gestão de Teotonio Vilela Filho, que tem a proposta de melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos. Durante esses oito anos, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 6 milhões em desenvolvimento de pessoas.
O secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages Cavalcante, aponta que a sensação é de dever cumprido. “O governador Teotonio Vilela Filho deixa um legado para o serviço público de Alagoas. Durante esses oito anos de gestão, ampliamos a Escola de Governo, garantindo a capacitação de 24 mil servidores públicos. Terminamos a gestão com a certeza de que demos nosso melhor para a realização desse trabalho”,  afirmou o secretário.
É através de um diálogo constante com as Coordenadorias de Gestão de Pessoas, os RHs, das Secretarias e Órgãos do Estado, que os cursos são idealizados, com propostas de sanar as demandas repassadas pelos RHs. As capacitações promovem, ainda, a integração entre os servidores participantes.
Servidora pública do Estado há 32 anos, Antônia Iara Barbosa, da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), já participou de vários cursos oferecidos pelo Governo de Alagoas. A servidora conta que, somente este ano, esteve presente em seis capacitações, atualizando línguas estrangeiras, informática básica, entre outros treinamentos.
“Participo dos cursos com o maior prazer e já aprendi muito. A Escola de Governo já melhorou bastante a qualidade dos cursos ofertados. Hoje nós temos capacitações quase todos os dias”, afirma a servidora, que iniciou os treinamentos com o Estado através do convite do seu chefe imediato na Seagri.
De acordo com a superintendente da Escola de Governo, Síria Libânia, a qualidade das capacitações é um dos destaques na evolução da Egal durante esses anos. Os cursos, que são oferecidos em 40 horas/aula, já possuem instrutores cadastrados e especializados para 20 áreas de conhecimento específico. “A qualidade na oferta de cursos para cada área em que os servidores têm a necessidade de melhorar, e que já estão sendo contempladas, é o nosso principal objetivo. É um trabalho longo e contínuo com os RHs, que são o elo entre a Escola de Governo e os servidores. Os cursos ofertados visam o aperfeiçoamento do servidor, melhorando a atividade que ele desenvolve na sua secretaria ou órgão, além de oferecer carga horária para sua progressão no serviço público”, explica Síria.

   Balanço de 2014

Somente em 2014, cerca de dois mil servidores foram capacitados. Este ano, as capacitações foram voltadas para o treinamento de competências específicas dos servidores, com os cursos: Desenvolvimento em Liderança, Treinando Competências, Aperfeiçoamento em Gestão, Gestão de Contratos, Gestão de Conflitos e Liderança Transformadora (Coach), entre outros.
Um dos destaques de 2014 foi o curso de Coach. Para a diretora de Educação Continuada da Egal, Kátia Costa, o curso foi uma das principais procuras dos servidores públicos no segundo semestre. “Os servidores estão dando mais importância para as capacitações. O Coach foi um sucesso e muitos insistiram em participar do curso, mesmo com o número de vagas já preenchido”, relata.
Outra realização da Egal em 2014 foi a formação da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). O curso, de 600 horas/aula, reuniu 37 capitães do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e mais dois capitães do CBM de Sergipe. “O CAO foi um projeto solicitado pelo comandante do Corpo de Bombeiros e contou com uma estrutura pedagógica da Escola de Governo. A parceria conseguiu realizar o primeiro Curso de Aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros aqui em Alagoas e foi um sucesso”, afirma Kátia Costa.

 Parcerias

O convênio firmado entre a Escola de Governo com a Faculdade de Administração e Negócios, filiada à Faculdade Getúlio Vargas de Maceió (FGV/FAN), conseguiu promover mais capacitações para servidores públicos do Estado, fora do âmbito da sede da Escola de Governo. Desde 2011, o convênio já capacitou cerca de mil servidores.
“Eu tinha ouvido falar das capacitações, mas desconhecia o conteúdo. Comecei a me inteirar e descobri que é a melhor forma de aprimorar meus conhecimentos. Comecei a fazer os cursos este ano, na FGV, e pretendo continuar até me aposentar”, afirma o servidor Ricardo Laranjeira, que há 13 anos está lotado na Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Ele participou de oito capacitações realizadas na Escola de Governo e na FGV/FAN.
As capacitações da Egal contemplaram, também, o interior do Estado. Através da parceria com o Instituto Cidadão, servidores públicos estaduais de 11 municípios foram contemplados com o Projeto Escola de Administração Pública IV – Treinando Competências para a Administração. O treinamento chegou aos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Piranhas, União dos Palmares, Porto Calvo, Viçosa, São Miguel dos Campos e Penedo.
A interiorização das capacitações tem o objetivo de chegar até os servidores públicos estaduais que não conseguem se deslocar até a capital para receber a capacitação. A parceria foi iniciada em 2011 e já capacitou mais de 4.700 servidores públicos estaduais do interior de Alagoas.
O conteúdo programático do projeto envolveu disciplinas de Desenvolvimento de Equipe e Liderança, Ética e Responsabilidade Social, Técnicas de Excelência no Atendimento, Coaching como Ferramenta para Organização e Gestão Pública.