Geral

Governador assegura equipamentos digitais para a TV Educativa

20/12/2014
Governador assegura equipamentos digitais para a TV Educativa

A partir da instalação dos equipamentos, a TV Educativa poderá transmitir o seu sinal digital, assegurando abrangência e qualidade de imagem para telespectadores e usuários (Tércio Cappello)

A partir da instalação dos equipamentos, a TV Educativa poderá transmitir o seu sinal digital, assegurando abrangência e qualidade de imagem para telespectadores e usuários (Tércio Cappello)

   O governador Teotonio Vilela Filho assegurou a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos de transmissão digital que serão utilizados pela TV Educativa de Alagoas, envolvendo transmissor, antena, equipamentos de controle e medição e no-breaks (equipamentos de regulação e armazenamento de energia).
O investimento contempla a etapa de transmissão do Projeto de TV Digital do Instituto Zumbi dos Palmares, que foi inserida no Programa Alagoas Tem Pressa, do Governo do Estado. A partir da instalação e teste dos equipamentos que chegarão ao IZP no início do próximo ano, a TV Educativa poderá transmitir o seu sinal digital, assegurando abrangência e qualidade de imagem para telespectadores e usuários. “É um esforço de governo em favor da sociedade, por acreditarmos no resultado cultural e educativo dessa iniciativa”, destacou o governador Teotonio Vilela, ao anunciar a liberação dos recursos.
A emissora deverá transmitir experimentalmente em digital já ao final do primeiro trimestre de 2015. Até lá ainda se faz necessária a conclusão da infraestrutura elétrica para atender a nova demanda de carga com a implantação do projeto. “É o início de uma nova fase da TVE”, ressalta o diretor de Operações do IZP, Luiz Fernando Gonzalez, idealizador do projeto de migração do sistema analógico para o digital da TV Educativa. “Teremos um sinal robusto e em nível compatível ao das demais emissoras, resolvendo definitivamente o problema de alcance de sinal da TVE”, observou.
Para o diretor presidente do IZP, jornalista Marcelo Sandes, com a aquisição dos equipamentos de transmissão digital, a TVE ganhará condição diferenciada em imagem e alcance de sinal. Um investimento,  lembrou, que atende também à necessidade legal de migração do sistema analógico para o digital, de acordo com cronograma do Ministério das Comunicações.
“Ressalto o compromisso cumprido pelo governador Teotonio Vilela, entendendo a importância e extensão da iniciativa do ponto de vista técnico, cultural e de prestação de serviço”, destacou.  “Assim como o fez em relação a outros equipamentos importantes para o IZP, a exemplo dos transmissores da Rádio Difusora e da Educativa FM, e da nova Torre de Transmissão do IZP, de 90 metros, já dimensionada para receber as antenas do sistema digital”, disse.
Sandes disse ainda que essa ação não prescinde da necessária continuidade de investimentos no Projeto Digital para aspectos como digitalização de acervo, controle mestre e estúdio. “É um desafio e esforço continuado que envolve todas as emissoras do país, sejam públicas ou privadas”, observou, ressaltando ainda o papel da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) na condução e acolhimento do projeto. “Inicialmente com o ex-secretário Luiz Otávio e agora com a secretária Poliana Santana, que souberam compreender essa iniciativa de modernização tecnológica”, frisou.
O secretário da Comunicação Guilherme Lamenha também falou sobre a importância da aquisição dos equipamentos de transmissão digital. “É um avanço para a comunicação pública e mais um legado para Alagoas”, disse. Para o secretário-chefe do Gabinete Civil Álvaro Machado, com a iniciativa o Governo atende a uma necessidade do IZP e também da sociedade. “Todos serão beneficiados com a nova transmissão e recepção digital da TVE”, observou.
Além do governador Teotonio Vilela, presentes também no encontro os secretários Guilherme Lamenha e Eliane Aquino, da Comunicação; Álvaro Machado, do Gabinete Civil; o diretor-presidente do IZP, Marcelo Sandes; André Gomes, superintendente da Seplande, e Ricardo Leal, chefe de gabinete do Instituto.